MS Notícias

Solidariedade

Parceria entre setor público e privado cria a 'Bolsa Solidária'

Wanderson Lara

Aconteceu hoje (29) o lançamento da campanha “Bolsa Solidária”, que é uma realização da Câmara dos Dirigentes Lojista de Campo Grande (CDL/CG) e Shopping Norte Sul Plaza e conta com apoio do Ministério Público do Estado (MPE), por meio da promotoria de Justiça de Direitos Humanos de Campo Grande e também da Secretaria de Assistência Social da Prefeitura de Campo Grande (SAS), a campanha visa atender mulheres moradoras de rua e assistidas em projetos sociais, casas de abrigo e acolhida, na Capital.

Para participar é necessária a doação de uma bolsa em bom estado de conservação ou nova, com objetos de higiene e beleza femininos. Alguns desses itens são obrigatórios como 1 escova de dente, 1 creme dental, 1 pacote de absorventes e 1 sabonete. A arrecadação começou no dia 8 de março (Dia Internacional da Mulher) e vai até a véspera do dias das mães no dia 04 de maio, a expectativa de arrecadação é de duas mil bolsas.

Segundo a Procuradora de Justiça, Jaceguara Dantas, a campanha é fundamental para a valorização das mulheres que vivem em situação crítica. Ela afirma que é imprescindível a organização da sociedade civil junto com as empresas para reforçar a auto-estima daquelas que pouco tem.

O presidente da CDL, Herman Rodrigues, diz que todos podem participar e brinca: “Os homens não tem bolsa, mas tem bolso”.  A secretária de Assistência Social, Marcela Rodrigues Carneiro, disse que o poder público tem o dever de apoiar causas como essa e que está mobilizando todos os servidores públicos para participar.

De acordo com a Promotora Luciana Rabello, a maioria das mulheres que fogem da violência doméstica e vão parar na Casa da Mulher Brasileira muitas vezes chegam com a roupa do corpo, ter algo pessoal, como uma bolsa e materiais de higiene fazem toda a diferença para a reconstrução e valorização do ser mulher.

Para quem se interessar em doar está montado um posto de arrecadação no Shopping Norte Sul Plaza, no corredor próximo à Praça de Eventos.  As doações serão direcionadas ao Centro de Triagem e Encaminhamento do Migrante (Cetremi), Centro POP, Casa de Apoio às vítimas de Violência Domésticas e demais instituições apoiadas pelos parceiros da campanha.