MS Notícias

Movimento

Funcionários da Santa Casa iniciam paralisação com operação tartaruga

"Eles pedem reajuste salarial"

Divulgação/Assessoria

Operação tartaruga, tem início nesta terça-feira (27), é a paralisação dos profissionais em enfermagem da Santa Casa de Campo Grande. A categoria realiza a operação tartaruga, com paralisação de 70% dos profissionais de 3 em 3 horas nos seguintes horários: 7h às 10h, 12h30 às 15h30 e 18h às 21h.

A mobilização é por reajuste salarial de 11,30%. O presidente do SIEMS (Sindicato dos Trabalhadores na Área de Enfermagem de Mato Grosso do Sul), Lázaro Santana, explica que inicialmente a Santa Casa negava-se a conceder aumento, mas recentemente apresentou o índice de 9,83%, no entanto a proposta foi rejeitada pela categoria devido às condições apresentadas.

 “Da forma que foi proposto o aumento só passaria a ser incorporado aos salários em janeiro de 2017, sem retroatividade à data-base da categoria que é 1º de maio, ou seja, seriam 7 meses de perdas salariais. Além disso, o reajuste estaria condicionado à renovação do contrato entre a prefeitura de Campo Grande e o hospital, assim, sem a contratualização os profissionais perderiam o aumento. Os trabalhadores não aceitam correr este risco”, explica Lázaro Santana.

A paralisação, aprovada em Assembleia, segue por tempo indeterminado. Segundo o presidente do SIEMS a categoria está aberta a negociação com o hospital. (Com assessoria).