MS Notícias

Exército

CMO da Capital realiza troca de comando nesta sexta-feira

Nesta sexta-feira (14)  ocorrerá a passagem de Comando do Comando Militar do Oeste (CMO), do General de Exército Paulo Humberto Cesar de Oliveira para o General de Exército Gerson Menandro Garcia de Freitas.

A solenidade terá início às 18h, com a inauguração do retrato do General Paulo Humberto, na galeria de antigos Comandantes do Comando Militar do Oeste. Logo após, às 18h30, será realizada a formatura militar no Campo de Parada do Complexo do CMO, com a presença de autoridades civis e militares.

Após um ano e seis meses à frente do comando do CMO, o General Paulo Humberto seguirá para Brasília, onde assumirá a chefia do Comando de Operações Terrestres (COTER).

O comandante sucessor, General Menandro, é oriundo da arma de Infantaria e incorporou às fileiras do Exército em 1969. Em Mato Grosso do Sul, serviu como Oficial de Operações do 47º Batalhão de Infantaria (Coxim).

O General Menandro nasceu em Resende (RJ), no dia de 20 de abril de 1954. Foi promovido ao posto atual em 31 de março de 2014. Antes de ser nomeado para assumir o comando do CMO, foi Chefe de Operações Conjuntas do Ministério da Defesa (CHOC/MD).

CMO 

Com a criação do Governo das Armas em 1821, no estado de Mato Grosso, surgiu o Comando Militar do Oeste, com outras denominações: Inspeção Permanente da 13ª Região; Circunscrição Militar; 9ª Região Militar e 9ª Divisão de Exército. Somente em 2005 foi denominado Comando Militar do Oeste.

O CMO abriga as regiões de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e o município de Aragarças, Estado de Goiás. É responsável pela área territorial de cerca de 1.250.000 km², fazendo fronteira com a Bolívia e o Paraguai.

Com organizações militares blindadas, mecanizadas e motorizadas, que vão desde a engenharia à aviação, além das tropas pantaneiras, os princípios que regem o CMO são: defender a Pátria, garantir os Poderes Constitucionais, a Lei e a Ordem, proteger e impedir ameaças às fronteiras e ajudar com ações de Defesa Civil, quando solicitado por autoridades competentes.