MS Notícias

Manifestação

Artistas dizem que Bernal mente e prometem ficar até assinatura de ordem de pagamento

"Prefeito tenta negociar mais artistas dizem ser mentira"

Tero Queiroz

O protesto que começou 8h da manhã desta quinta-feira (03) em frente à Prefeitura Municipal de Campo Grande que acabou abrindo as portas do gabinete para os artistas. Uma comissão formada pela categoria e o Fórum Municipal de Cultura esteve reunida por pouco mais de 2 com o prefeito Alcides Bernal (PP) e o secretário de Governo, Odimar Luis Marcon. A classe pede o pagamento dos R$ 4 milhões correspondentes aos 67 projetos dos fundos de cultura Fmic e Fomteatro, que eram para ter saído na terça-feira, dia 1º de novembro.


O movimento que pretende ficar até que o prefeito relaize a assinatura de ordem de pagamento é formado por artistas de diversas áreas. Segundo o Fórum, a primeira proposta de Bernal foi de dar uma resposta até a próxima semana, que também poderia se estender até a semana seguinte, o que foi recusado pela classe. Os artistas garantiram que só saem da frente do Paço após Bernal assinar a ordem de empenho garantindo o recurso que já havia sido garantido.


O representante e presidente do Fórum Airton Raes Fernandes explica que se a questão não for assinada, com a mudança na gestão, o prefeito eleito Marquinhos Trad (PSD) não tem a obrigação de pagar. Mas se Alcides Bernal deixar a ordem de pagamento assinada, a conta entraria no "restos a pagar" e seria um compromisso da Prefeitura.


Mais de 60 artistas protestam e se mantem no local realizando uma espécie de vigilía, embalados com gritos de ordem de "respeito a arte" e instrumentos musicais e muitos cartazes a classe promete não "arredar o pé", enquanto não não haver a assinatura.


Após o término da reunião por volta das 9h45 ao saírem do gabinete os representantes da comissão informaram que o prefeito prometeu pagar até o dia 31 de Dezembro, porém os artistas entenderam que é a proposta seria uma inverdade pois na data referida os órgãos públicos já estão de recesso devido ao fim do ano e suas datas comemorativas.


Por isso a classe decidiu que só sairá da frente da Prefeitura Municipal de Campo Grande após o documento de pagamento assinado.


Um outro artista 'vestido de morte' se manifesta de forma silênciosa apenas vestido, fica ali em frente também em forma de manifesto.


Os organizadores pedem para os artistas avisarem os demais para lotarem o local até que o prefeito de "uma resposta verdadeira".