MS Notícias

Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UC

Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UCDB traduz e valida instrumento desenvolvido por univers

Reunião do grupo de trabalho foi realizada em uma das salas da biblioteca

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Mestrados e Doutorados

A Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) por meio do Laboratório de Saúde Mental e Qualidade de Vida do Trabalho do Programa de Pós-Graduação em Psicologia — Mestrado e Doutorado foi escolhida entre 20 instituições para fazer a tradução do inglês para o português e a validação de questionários desenvolvidos pela Universidade de Stanford, nos Estados Unidos.

Depois da conclusão da tarefa que é realizada em parceria com a Associação Nacional de Medicina do Trabalho (ANAMT), as questões serão utilizadas como instrumento por organizações institucionais e empresas brasileiras para traçar a própria realidade no quesito saúde e segurança do trabalho.

“É com muito prazer que a UCDB e eu, por meio da coordenação desse trabalho, estamos trazendo para o Brasil mais uma alternativa que nos coloca no mesmo ranking que as boas universidades internacionais”, pontuou a professora Dra. Liliana Andolpho Magalhães Guimarães, coordenadora do Laboratório e também das ações de tradução e validação dos questionários.

Para adequar o instrumento ao cenário do Brasil com base na legislação e no universo corporativo, nesta terça-feira (12), houve uma reunião na Católica com um grupo de especialistas de diferentes áreas para discutir o assunto.

Participaram do encontro profissionais que atuam diretamente com a segurança do trabalho como enfermeiros, médicos, desembargadores, advogados, contadores, assistentes sociais e administradores. Cada um leu os questionários e julgou se os pontos levantados oferecem o que tem de melhor para os funcionários brasileiros afim de sugerir mudanças caso necessário. Os questionários apresentaram três temas: “Segurança corporativa”, “Bem-estar corporativo” e “Integração”.

Esta é a quinta versão dos questionários feita e a partir do que for dito na reunião será elaborada a versão definitiva que se transformará em três artigos científicos publicados. “Nós estamos contribuindo para que os trabalhadores realmente possam ter melhor assistência na área de saúde e segurança no nosso país”, comentou professora Liliana.

Texto sob supervisão de Natalie Malulei.