MS Notícias

Fazendeiro enterra madeira ilegal para burlar a fiscalização em Paranaíba

Foto: PMA
[caption id="attachment_8292" align="alignnone" width="610"] Madeira queimada
Foto: PMA[/caption]

A PMA (Polícia Militar Ambiental) de Cassilândia – distante 428 km de Campo Grande, localizou um desmatamento sem autorização ambiental realizado em propriedades rurais às margens da BR 158, na altura do km 45, em Paranaíba – distante 413 km da Capital, durante fiscalização ontem.

Os policiais visualizaram máquinas de esteiras e correntão sendo usadas no desmatamento de arbustos e árvores do cerrado e as árvores de grande porte sendo queimadas e enterradas com o uso de máquina retroescavadeira.

[caption id="attachment_8291" align="alignright" width="300"] Foto: PMA[/caption]

Os infratores tentavam burlar a fiscalização escondendo o material lenhoso para passar a atividade como sendo limpeza de área que não exige licenciamento, apenas comunicação da atividade ao órgão ambiental.

Os policiais mediram a área com uso de GPS que chegou a 114 hectares destruídos. As atividades foram interditadas e o proprietário da fazenda, de 65 anos, residente em Jales (SP) recebeu multa administrativa de R$ 125 mil. Ele responderá por crime ambiental. Se condenado, poderá pegar pena de três a seis meses de detenção. Foram apreendidas ainda uma máquina pá-carregadeira e uma retroescavadeira.

Diana Christie