Portal
Governo lança Portal que simplifica consulta de serviços ofertados ao cidadão
Já está disponível para o cidadão sul-mato-grossense a Carta de Serviços ao Usuário. Lançada nesta quinta-feira (6.12) pelo Governo de Mato Grosso do Sul, através da Secretaria de Administração e Desburocratização (SAD) e Controladoria Geral do Estado (CGE), por meio do Comitê Estadual de Desburocratização (CED), a nova ferramenta simplifica a consulta aos serviços ofertados pelo Poder Executivo Estadual.
Disponível no site a nova plataforma apresenta de forma intuitiva e de fácil acesso, informações detalhadas sobre os serviços públicos prestados de forma direta ou indireta pelos órgãos e entidades, contemplando as formas de acesso, padrões de qualidade e compromissos de atendimento aos usuários.
Ao acessar a ferramenta o usuário tem à disposição, em linha horizontal no topo da página ou na opção “selecione a secretaria desejada”, doze opções para consulta. São elas:
Secretaria de Estado de Governo e Gestão Estratégica (Segov); Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz); Secretaria de Estado de Educação (SED); Secretaria de Estado de Administração e Desburocratização (SAD); Secretaria de Estado de Saúde (SES); Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Publica (Sejusp); Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho (Sedhast); Secretaria de Estado de Cultura e Cidadania (SECC); Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro); Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinfra); Controladoria Geral do Estado (CGE); Procuradoria Geral do Estado (PGE).Com a escolha de uma das opções, o usuário será direcionado para uma página com informações sobre a Secretaria escolhida como, por exemplo, quem somos, contato, equipe responsável, serviços oferecidos, e subsecretarias que integram o órgão. No acesso aos Serviços ainda é possível avaliar os serviços prestados na opção “Canais de manifestação”.
Durante o ato de lançamento, o secretário-adjunto da SAD, Édio Viegas, destacou a ação como uma nova forma de relacionar com o cidadão. “Uma das grandes marcas desse Governo é a transparência. Você só cria um novo modelo de governança quando você trabalha de maneira com que as informações estejam acessíveis, de forma clara. Essa entrega é um salto de qualidade, pois a sociedade está cada vez mais participante da gestão pública” ponderou.
A Carta de Serviços ao Cidadão foi desenvolvida pela Superintendência de Gestão da Informação (SGI) em parceria com a SAD, CGE e representantes das unidades gestoras.