MS Notícias

INTERIOR

Em 40 dias, novo prefeito de Miranda atende cultura, turismo e agricultura familiar

Algumas das ações de destaque foram, a inserção do município de Miranda no programa de Gestão de Destinos Turísticos do Programa Fortalece Turismo

Divulgação

Ao longo dos primeiros 40 dias de trabalho da administração do prefeito Edson Moraes, (Patriota) foram realizadas diversas atividades e ações referentes ao turismo e meio ambiente no município de Miranda, demonstrando que o setor não ficou estagnado nesse período e não ficará nos meses subsequentes.

Algumas das ações de destaque foram, a inserção do município de Miranda no programa de Gestão de Destinos Turísticos do Programa “Fortalece Turismo”, que está em andamento, através da participação do Turismólogo Dionatan Miranda e da Secretária de Turismo e Meio Ambiente Riquelma Rocha Lacerda, que aconteceu no SEBRAE, no município de Bonito; a participação da Engenheira Ambiental Priscila Alonso, e do Turismólogo Dionatan Miranda, no Fórum de Arborização Urbana, no município de Campo Grande, buscando novos conhecimentos e técnicas para serem aplicadas no município de Miranda; o apoio aos Conselheiros de Meio Ambiente à sua participação no I Seminário de Recursos Hídricos do estado de Mato Grosso do Sul, ocorrido também em Campo Grande, no Tribunal de Contas do Estado; atendimento ao público e realização de vistorias relacionadas aos pedidos de autorização de retiradas e podas de árvores na zona urbana, e para a emissão de Licença Municipal de Uso e Ocupação do Solo; reunião na Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul sobre a Classificação de Municípios Turísticos de Mato Grosso do Sul.

Além disso, a prefeitura municipal através da secretaria de turismo viabilizou apoio a eventos culturais e esportivos com confecção de material gráfico e organização dos eventos; respaldou e apoiou as demais secretarias do município como relação a confecção de material gráfico e organização dos produtos de promoção e de divulgação dos eventos municipais; participou de maneira sistemática e viabilizou a impressão do curso da Brigada de Incêndios.

Estabeleceu novo horário para o funcionamento do Centro Referencial da Cultura Terena, com atendimento nos finais de semana, feriados e pontos facultativos; reivindicação constante tanto de turistas que visitam o município quanto da população local.

A Secretaria de Turismo, através de sua titular e técnicos da pasta visitaram a Aldeia Indígena Mãe Terra, para conhecer o Projeto Caianás e o artesanato das mulheres indígenas, junto ao Conselho de Meio Ambiente e Promotoria do Meio Ambiente.

Além disso, a participação na Reunião Ordinária do Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Miranda, onde o município de Miranda é membro titular, junto com representantes do

Conselho Municipal de Meio Ambiente. “O Turismo em Miranda é uma fonte importante para a geração de empregos e renda. Vamos desenvolver ainda, muitos projetos para melhor atender nossos visitantes e os segmentos do trade turístico de nossa cidade”, enfatizou a Secretaria de Turismo Riquelma Lacerda.

INDÍGENAS RECEBEM GRADEAMENTO 

Reprodução.  

O prefeito de Miranda, determinou também ao Secretário de Agricultura, Ney Carlos Pinheiro que fosse realizado o serviço de gradeamento e preparo das áreas indígenas localizadas no município.

A comunidade terena da aldeia Babaçu foi uma das primeiras a receber os serviços. Lá foram gradeados cerca de 80 hectares de terras, atendendo aproximadamente 64 famílias. Lagoinha, outra comunidade que também já recebeu as benfeitorias, foram gradeadas 30 hectares, atendendo à solicitação de mais de 30 famílias que vivem na aldeia. Os trabalhos também já foram iniciados nas comunidades de Morrinho e Argola. O trabalho tem como objetivo garantir o preparo da terra para o plantio e, produção da próxima safra.

Os indígenas tem como meio de subsistência o plantio e comercialização de produtos como; milho, mandioca; abóbora, feijão de corda, maxixe, dentre outros. Os produtos, normalmente são comercializados na feira livre da cidade. “Todas as demais comunidades indígenas vão receber o serviço de gradeamento. Essa é dos um compromissos que a administração tem como a comunidade indígena de Miranda” destacou Ney Pinheiro.