REVELAÇÕES
Campanha de Bolsonaro foi R$ 1 milhão a mais que declarada e pagou empresa de ex-assessor
Uma das empresas beneficiadas pelo partido foi criada por ex-assessor da família Bolsonaro na Câmara dos Deputados, que teria sido contratada para propagar mensagens da campanha em grupos de WhatsApp
Jair Bolsonaro teria usado dinheiro do fundo partidário para bancar sua campanha eleitoral. A denúncia foi divulgada hoje (21), pelo site Vortex, onde são apresentados documentos, após análise detalhada da prestação de contas do partido pesselista. Caso comprovado, o esquema pode ser tratado como crime eleitoral. Além disso, documentos apontam para pagamentos de empresa de ex-assessor de Eduardo Bolsonaro (PSL). (Veja a denúncia no site).
Na reportagem do Vortex os jornalistas explicam que ao menos R$ 915,4 mil do dinheiro do PSL foram repassados a cinco empresas que relataram ter trabalhado para a campanha de Bolsonaro, o esquema de repasse às empresas elevaria em até 37% os gastos declarados por Bolsonaro na campanha, e seria tratado como um “caixa oculto”. Em vez de R$ 2,45 milhões, a campanha pode ter custado R$ 3,3 milhões, segundo as informações.
Entre os serviços, estaria o pagamento de serviços de disparo de WhatsApp, que foi usado para propagar fake news em benefício da candidatura de Bolsonaro, e que é movida ação contra esta na Justiça. Hoje (21), o Partido do Trabalhadores convido Joice Hasselman para depor contra Bolsonaro em acusação feita por ela nas redes sociais sobre a existência de “milícias virtuais”.
Uma das empresas contratadas é a Ideia Marketing, cujo dono, Érico Filipe de Mello e Costa, atuou como assessor da família Bolsonaro durante 14 anos na Câmara dos deputados.
A empresa foi aberta menos de um mês depois de ele deixar o cargo que ocupou no gabinete de Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) de 2016 a 2018. Antes disso, trabalhou por mais de 11 anos no gabinete de Jair Bolsonaro, de novembro de 2004 a março de 2016.
Segundo a reportagem, as notas fiscais emitidas pela empresa são sequenciais – o que indica que o PSL seria o único cliente.
Nos relatórios, a Ideia Marketing afirma que angariou informações de “mais de 100 mil cadastrados para o uso de marketing digital para a campanha política” e que disparou mensagens de WhatsApp “para grupos de apoiadores em todo o Brasil” com vídeos de Jair Bolsonaro.
Fonte:*Vortex.