MS Notícias

#LUTO

Allen Daviau, diretor de fotografia da ET, morre aos 77 por Covid-19

Daviau, natural de Nova Orleans, foi indicado ao Oscar de melhor cinematografia pelos filmes de Spielberg "The Color Purple", "Empire of the Sun" e "ET the Extraterrestrial"

Imagem Perfeita / Shutterstock

O diretor de fotografia Allen Daviau , cinco vezes indicado ao Oscar por filmes como “ET the Extra Terrestrial” e “Empire of the Sun”, de Steven Spielberg, morreu nesta quarta-feira (15.abril) em Los Angeles. Ele tinha 77 anos. E foi vitimado pela Covid-19, o novo coronavírus.  

O editor e escritor de alimentos Colman Andrews escreveu no Twitter que Daviau havia morrido de coronavírus no hospital MPTF. “RIP Allen Daviau, meu amigo de quase 60 anos, diretor de fotografia e bon vivant, cinco vezes indicado ao Oscar, companheiro extraordinário de restaurante, alma pura, que nos deixou ontem à noite no Hospital MPTF, sua casa de longa data, depois de contrair o COVID-19 . Salut, mon ami.

Daviau, natural de Nova Orleans, foi indicado ao Oscar de melhor cinematografia pelos filmes de Spielberg "The Color Purple", "Empire of the Sun" e "ET the Extraterrestrial" - junto com dois filmes de Barry Levinson, "Avalon" e "Bugsy. " Ele também gravou a sequência do deserto de Gobi para os “Encontros Próximos do Terceiro Tipo” de Spielberg.

Spielberg disse em um comunicado: “Em 1968, Allen e eu iniciamos nossas carreiras lado a lado com o curta Amblin. Allen era um artista maravilhoso, mas seu calor e humanidade eram tão poderosos quanto suas lentes. Ele era um talento singular e um ser humano bonito. ”

Daviau começou na profissão gravando vídeos de música da era anterior à MTV de grupos como o Animals e a Jimi Hendrix Experience. Ele se uniu a Spielberg em 1968 para fazer o primeiro filme de 35mm de Spielberg, o "Amblin" de 26 minutos sem diálogo, apenas música e efeitos sonoros.

Em 1983, ele conversou com a revista American Cinematographer sobre a preparação da filmagem “ET”: “Sentamos com Steven e começamos a exibir filmes juntos. Esta é a melhor maneira que eu sei para começar, assistindo nossos próprios filmes e os de outras pessoas, discutindo-os, evoluindo o estilo que queremos. Vimos Noite do Caçador, Alien, Apocalipse Agora, Último Tango em Paris - eu esqueço o que é tudo. ”

Daviau descreveu sua cena favorita em “ET” para a revista: “Seria a cena em que o jovem [Henry Thomas] diz: 'Estou com ele'. A garotinha [Drew Barrymore] avança, há reflexos nos olhos de ET, nenhum detalhe no rosto e a luz é amarela, o efeito é muito semelhante ao de uma pintura de Maxfield Parrish. ”

Os outros créditos de Daviau incluem "The Falcon and the Snowman", de John Schlesinger, "Defending Your Life", de Albert Brooks, e "Fearless", de Peter Weir. Um de seus créditos finais foi o "Van Helsing" de 2004.

Fonte: Variety.