25 de abril de 2024
Campo Grande 22ºC
SLOGAN- PREFEITURA
CARAAPO

Sopas light para aquecer no inverno

A- A+

As temperaturas já começaram a cair e as pessoas aproveitam o frio para abusar das comidas mais calóricas, que dão a sensação de aquecer o corpo. Se você quer manter o corpo enxuto para o verão, sem ter que fazer grandes sacrifícios, é preciso deixar de lado os alimentos pesados e gordurosos. Por isso, vale investir na sopa.

Simples e muito fáceis de fazer, as sopas light são deliciosas e levam ingredientes magros, repletos de propriedades nutritivas e vitaminas. Uma dica para ajudar a saciar a fome, hidratar o corpo e facilitar a digestão é usar cereais integrais, carnes magras e legumes nas receitas.

Na sopa light, nem todos os ingredientes podem ser usados, entre eles: linguiças, bacon, queijos gordurosos e creme de leite. Se não quiser abrir mão do arroz e do macarrão, prefira os integrais, ricos em fibras e que ajudam no bom funcionamento do intestino. Quanto ao caldo, escolha o de legumes ou o missô, uma pasta fermentada de soja e cereais com alto teor nutritivo.

Para te ajudar a manter a boa forma, selecionamos abaixo três receitas de sopas leves e gostosas para aquecer nesses dias de frio. Confira:

Sopa de brócolis e creme de ricota

Ingredientes

-Dois alhos-porós picados

-Uma colher (sopa) de azeite de oliva

-300 g de brócolis picado

-Duas colheres (sopa) de creme de ricota

-Dois envelopes de caldo de legumes em pó

-Pimenta-do-reino moída e sal a gosto

Preparo

Em uma panela, aqueça o azeite de oliva e refogue os alhos-porós por 4 minutos (lembrando que fogões mais potentes, como estes modelos, diminuem ainda mais o tempo de cozimento), até amaciá-los. Acrescente os brócolis e refogue bem, mexendo por mais 2 minutos. Adicione os envelopes de caldo de legumes em pó em 1 litro de água quente e cozinhe por 20 minutos. Bata a mistura no liquidificador até ficar cremosa. Em seguida, coloque a receita na panela e acrescente o creme de ricota. Mexa até a sopa ficar homogênea e adicione pimenta-do-reino e sal a gosto.

Sopa de tomate com manjericão

Ingredientes

-1 colher (sopa) de margarina light

-1 cebola média picada

-500 g de tomates maduros picados, sem pele e sem sementes.

-4 xícaras (chá) de caldo de legumes

-2 colheres (sopa) de manjericão picado

Preparo

Em um fogão, aqueça a margarina light em uma panela de tamanho médio, acrescente a cebola e o alho e refogue até que fiquem um pouco dourados. Junte o tomate picado, o caldo de legumes e deixe ferver. Com a panela tampada, cozinhe por 10 minutos. Em seguida, coloque o manjericão, bata no liquidificador até obter uma mistura cremosa e está prontinha para ir a mesa. 

Foto:Pinterest