25 de abril de 2024
Campo Grande 23ºC
SLOGAN- PREFEITURA
CARAAPO

Saúde

Vacina contra HPV é ampliada para mulheres de até 45 anos

Mas, por enquanto, essa ampliação da faixa etária vale apenas na rede privada

A- A+

Uma boa notícia para as mulheres: a vacina contra HPV para quem tem até 45 anos foi aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Antes, a vacina era indicada apenas até os 26 anos. 

Mas, por enquanto, essa ampliação da faixa etária vale apenas na rede privada. Na rede pública a vacina continua sendo disponibilizada apenas dos 9 aos 13 anos ou em portadoras do vírus HIV até os 26 anos.

Outra medida tomada pela Anvisa foi a aprovação do registro para que o Brasil possa fabricar a vacina, numa parceria entre a MDS, sua fabricante, e o Instituto Butantã. As medidas foram publicadas no Diário Oficial da União no dia 9 de março de 2015.

Prevenção do câncer

Indicada para a prevenir o câncer de colo de útero, causado pelo papilomavírus humano, mais conhecido como HPV, a vacina é aplicada em três doses, sendo a segunda seis meses após a primeira e a terceira cinco anos após a primeira. A eficácia é maior em mulheres que ainda não iniciaram a vida sexual, por isso a disponibilização gratuita a partir dos nove anos.

Mas, quem tiver interesse em se vacinar contra o HPV, independente de faixa etária, deve consultar um médico, que saberá dar todas as orientações necessárias. Além da vacina, outras formas de prevenção da doença são o uso de camisinha em todas as relações sexuais e a realização periódica do exame de Papanicolau, que pode ser feito pelo SUS.