29 de março de 2024
Campo Grande 23ºC

INTERIOR | FEMINICÍDIO

Acostumado a espancar enteados, Jonas termina mantando esposa a machadadas

Ele confessou que não aceitava os dois filhos da mulher e nem que eles se aproximassem da filha do casal

A- A+

Jonas Ferreira Rocha, de 49 anos, se entregou à Delegacia da Mulher em Campo Grande (MS) no dia 17 de janeiro. Ele é o principal suspeito de matar esposa, Mariana de Lima Costa, de 29 anos em 15 de janeiro, em uma onde o casal e 3 filhos moravam em Anastácio (MS). 

O corpo de Mariana foi encontrado em avançado estado de decomposição com marcas de machadas. O cadáver foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) do município.

A vítima possuía 1 filha de 4 anos com o suspeito. Apesar disso, Mariano era mãe de mais dois filhos, 13 e 15 anos, que frequentemente eram espancados por Jonas. O criminoso terminou por deixar os enteados órfãos, assim como tirou da filha, a própria mãe. As crianças estão acolhidas em uma casa de abrigo e proteção de menores no município.

Gabriel Salles, delegado de Polícia Civil, disse que o acusado cometeu o crime por ciúmes excessivos. O acusado a golpeou diversas vezes com um machado, sustenta a polícia.

De acordo com os investigadores, o suspeito, matou a esposa dentro da própria casa. Ele deixou o corpo em cima da cama, trancou o local e fugiu com a filha, a de 4 anos, para Campo Grande (MS). Os dois filhos mais velhos não estavam no momento do crime.  

A tese do delegado se apoia no fato de que o casal havia terminado o relacionamento e, recentemente, voltaram. O acusado permanece em silêncio sem dizer a motivação, apesar de ter se apresentado 2 dias depois acompanhado de uma advogado.  

Em fevereiro de 2021, Jonas foi denunciado por maus-tratos contra os enteados, feita pelo Conselho Tutelar, quando as crianças foram morar com a mãe, depois do falecimento do pai, no ano de 2020. As agressões se tornaram constantes desde então. Ele chegou a ser preso por espancar as crianças. A polícia diz que ele sentia ciúmes da filha dele (de 4 anos), com os irmãos. E até batia na criança caso ela se aproximasse dos enteados.  

Jonas tentou enforcar o enteado em 2020 quando o garoto brincava na residência com um cachorro. Ele confessou que não aceitava os dois filhos da mulher e nem que eles se aproximassem da filha do casal. Na época, Jonas afirmou ainda que bateu na filha.

No começo do ano passado, as crianças chegaram a fugir da casa e ficaram na rua, onde dormiram na praça da cidade de Anastácio. Após ser acionado, o Conselho Tutelar as encaminhou para serem cuidadas pela avó materna. Depois, elas voltaram ao convívio com a mãe.