29 de março de 2024
Campo Grande 27ºC

Polícia

Carreta leva a Justiça para os cidadãos de Aral Moreira

A- A+

O grupo de trabalho da Carreta da Justiça, comandada pelo juiz Olivar Augusto Roberti Coneglian, iniciou sua semana de atendimento com os cidadãos de Aral Moreira. Nesta última segunda e terça-feira (10 e 11 de maio), 260 aral-moreirenses foram até a unidade móvel do Poder Judiciário buscando a resolução das mais variadas demandas.

Como de costume, entre os serviços mais procurados esteve o reconhecimento de união estável e/ou sua conversão em casamento, num total de 40. Ele foi superado apenas pelo número de consultas, atendimentos, orientações e informações gerais, que foram buscados por 80 pessoas.

Além dos acima mencionados, realizou-se quatro divórcios, três dissoluções de união estável e dois pedidos de alimentos para menores. Os cidadãos de Aral Moreira apresentaram, igualmente, uma ação de alimentos cumulada com guarda e regulamentação de visitas, uma de conversão de separação em divórcio, uma de investigação de paternidade e uma de reconhecimento espontâneo de paternidade. Assim, foram abertas um total de 53 novas ações pela Carreta da Justiça.

A Defensoria Pública, órgão jurisdicional que integra a unidade móvel de atendimento, por sua vez, ouviu as solicitações de 31 locais.

Ressalta-se que a Carreta atende desde agosto de 2016 e compõe o programa Judiciário em Movimento, o qual visa integrar 100% dos municípios sul-mato-grossenses aos serviços da justiça, levando mais qualidade e conforto ao jurisdicionado, que não precisa sair de sua cidade para ter acesso à prestação jurisdicional.

A unidade móvel é a miniatura de um fórum: gabinete do juiz, sala para Promotor e Defensor Público, sanitário, pequena copa e varanda na frente para recepção de pessoas totalizam 44 m². O objetivo da proposta é aproximar o Judiciário da população e dar cidadania às pessoas que nunca tiveram atividade judicial e judiciária em sua cidade.

Em todo o tempo, a equipe de atendimento respeitou as medidas de biossegurança como o não atendimento de pessoas com sintomas de gripe ou resfriado, uso obrigatório e correto de máscara e assepsia das mãos.

Amanhã e sexta-feira, dias 13 e 14 de maio, o grupo de trabalho da unidade móvel atende os cidadãos do município de Antônio João.

Fonte: TJ MS