24 de abril de 2024
Campo Grande 31ºC

Reincidente

Carvoeiro é autuado em R$ 15 mil pela terceira vez em dois dias

A- A+

Policiais Militares Ambientais apreenderam ontem (13) no município de Batayporã, um caminhão que transportava carvão nativo sem a documentação ambiental. O veículo saía de Nova Andradina e seguia para Maringá (PR).

O caminhão Mercedes Benz transportava 50 m³ de carvão nativo sem a documentação ambiental (Documento do Origem Florestal – DOF). Este documento é exigido para o transporte e armazenamento de qualquer produto nativo da flora. A PMA percebeu que o carvoeiro transportava carvão nativo, com nota fiscal de produto de eucalipto, para burlar a fiscalização, visto que para este produto de madeira plantada não há necessidade do documento ambiental.

A PMA de Batayporã havia fechado, no dia 12, uma carvoaria do infrator e Policiais Militares Ambientais de Mundo Novo tinham apreendido outro caminhão com 50 m³ de carvão ilegal, no dia  11, que também seguia para o Estado do Paraná.

O carvoeiro, residente no Distrito de Casa Verde, em Nova Andradina, foi multado em R$ 15.000,00. O carvão e o veículo foram apreendidos e encaminhados, com o infrator, à Delegacia de Polícia Civil de Batayporã. Ele responderá por crime ambiental, e se condenado poderá pegar pena de seis meses a um ano de detenção.