28 de março de 2024
Campo Grande 30ºC

Polícia

CIJ e grupos de adoção de MS lançam campanha "Qualquer Maneira de Amor Vale Amar"

A- A+

O mês de maio é considerado o mês da adoção e, no dia 25 de maio, em todo o país, é celebrado o Dia Nacional da Adoção, em razão do I Encontro Nacional de Associação e Grupos de Apoio à Adoção, que ocorreu em 1996. Entretanto, sua oficialização ocorreu somente em 2002 com a publicação da Lei Federal n. 10.477. Para comemorar a data e mobilizar a sociedade sobre o tema, este ano, a Coordenadoria da Infância e da Juventude (CIJ) do TJMS, em parceria com os Grupos de Adoção do Estado, realizam a campanha "Qualquer Maneira de Amor Vale Amar".

A coordenadora da Infância e Juventude do TJMS, desembargadora Elizabete Anache, ressalta que "esta data é um chamado à conscientização de toda a sociedade a fazer uma reflexão sobre a importância de adotar". Além disso, a coordenadora convida a todos para participarem do Encontro Estadual Online da Adoção, que acontecerá nos dias 24, 25 e 26 de maio pelo canal do Tribunal de Justiça no YouTube. Vale ressaltar que a campanha ficará disponível durante todo o mês de maio nas redes sociais do Tribunal de Justiça, com a divulgação de fotos das crianças e dos adolescentes acolhidos e mensagens que eles escreveram sobre seus desejos para si.

Conforme a Desa. Elizabete, a divulgação da campanha também estará disponível nas redes sociais dos Grupos de Apoio à Adoção "como forma de incentivar que novas famílias nasçam para nossos infantes assim como novos grupos de adoção, os quais são grandes parceiros nesta caminhada para  que a adoção seja legal, segura e para sempre".

Para a psicóloga e coordenadora do Grupo de Estudos e Apoio à Adoção Vida (GEAAV), Lydia Pellat, neste mês, além da mobilização da campanha, as ações darão continuidade ao incentivo à participação das pessoas nos grupos de adoção, como também demonstrando exemplos de famílias constituídas pela adoção, seguindo o slogan da campanha e reforçando a ideia de que "Qualquer Maneira de Amor Vale Amar".

Além dessas diversas mobilizações, teve início no último sábado, dia 1º de maio, com a participação de 300 alunos, o Curso de Preparação à Adoção Nasce uma Família na modalidade Ead. O curso é uma realização da CIJ em parceria com a Ejud-MS.

Por fim, a Coordenadora da Infância e Juventude agradeceu o apoio dos grupos de adoção. Dentre eles o GAAB, Grupo de apoio à adoção de Bataguassu Laços de Amor, o Grupo de Apoio à adoção de Campo Grande - Grupo Vida; o Grupo de Apoio à Adoção Pantanal, de Corumbá; o Grupo de Apoio à Adoção Manjedoura (GAAM), de Coxim; o GAAD, Grupo de Adoção de Dourados Acolher; e também a Associação Familiar de Apoio ao Grupo de Adoção de Sidrolândia (AFAGAS); o Grupo de apoio à adoção de Naviraí Pedacinho do céu e o Grupo de Apoio à Adoção - Laços de Amor de Três Lagoas.

Fonte: TJ MS