20 de abril de 2024
Campo Grande 21ºC

INTERIOR | BATAGUASSU (MS)

Cosme e sobrinho passam por audiência após matar PM baleado pelas costas

Vaqueiro passava por dificuldades financeiras e foi até propriedade para roubar e vender caminhonete de policial

A- A+

Quatro meses depois de cometerem o crime de latrocínio contra o policial militar da reserva, Jonas Rufino da Silva, os dois responsáveis, Cosme Santos da Silva (Cosme Vaqueiro), de 23 anos, e seu sobrinho, Clailton Silva Santos, de 19, passam por audiência de instrução nessa 5ª feira (18.nov.2021) em Bataguassu, segundo apuração do Jornal da Nova. 

Esse crime, segundo o portal Da Hora Bataguassu, aconteceu em 24 de julho no Assentamento Aldeia 2 (cerca de 310,3 km distante de Campo Grande), e foi elucidado em menos de 24 horas pelas Seções de Investigações Gerais das policias de Nova Andradina e Bataguassu. Ambos os criminosos, que encontram-se presos em Três Lagoas, serão ouvidos por videoconferência, além de outras oito testemunhas. 

Segundo denúncia do Ministério Público Estadual (MPE), os dois criminosos foram até o sítio da vítima e ainda esperaram por 10 minutos quando notaram que Rufino não estava. Cosme, que passava por dificuldades financeiras, por já ter trabalhado na região e conhecer a rotina da vítima lembrou que o PM tinha uma caminhonete, e tinha a intenção de vender o veículo. 

Conforme a mídia local, ao abordarem Rufino, por reconhecer Cosme Vaqueiro o PM acreditou que se tratava de uma brincadeira. Foi quando o tio pediu que Clailton pegasse uma arma, no Gol vermelho que chegaram até a propriedade, que Jonas correu para o interior da casa na intenção de salvar sua vida. 

Com o policial de costas, Cosme atirou com uma arma de calibre 28 e Jonas Rufino morreu no local do crime. Tio e sobrinho apanharam a espingarda do policial e sua caminhonete e fugiram então ruma à cidade de Paranavaí, no Paraná, onde foram presos.