25 de abril de 2024
Campo Grande 23ºC

Ilegal

Criador de pássaros é autuado em R$ 5 mil por manter aves em cativeiro

A- A+

Policiais militares ambientais de Batayporã resgataram ontem (7) cinco pássaros da espécie curió, que estavam em situação ilegal em um criadouro amador em Nova Andradina.

Entre as aves, apenas um pássaro constava no plantel do criador, o que é ilegal. As cinco aves e gaiolas foram apreendidas.

De acordo com a Polícia Militar Ambiental, apesar de este tipo de criação ser importante para minimização do tráfico de animais silvestres, ele precisa ser monitorado e fiscalizado para que não aconteçam fraudes. Vários criadores já foram fiscalizados na Capital, em Chapadão do Sul e Costa Rica.

A Polícia Militar Ambiental realiza fiscalização nos criadores amadores e comerciais de aves silvestres licenciados junto ao órgão ambiental. Essa fiscalização deve-se ao fato de que neste ano, o Ibama repassou todo o controle desses criadores para o Estado.

O proprietário dos pássaros, de 29 anos, residente em Nova Andradina, foi autuado administrativamente e multado de R$ 5 mil. Ele também responderá por crime ambiental.

Se condenado, poderá pegar pena de seis meses a um ano de detenção. Os pássaros serão encaminhados ao Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (Cras), na Capital.