22 de setembro de 2021
Campo Grande 35º 23º

Polícia

DOF apreende 4,5 litros de óleo de maconha em Ponta Porã

A- A+

Policiais do Departamento de Operações de Fronteira (DOF) apreenderam 4,5 litros de óleo de maconha, na noite de ontem (24), em Ponta Porã. Os donos da droga foram presos.

Os homens do DOF realizavam patrulhamento na região de fronteira, dentro das ações da Operação Hórus, quando abordaram na BR-463 um Nissan Livina, conduzido por um senhor de 50 anos e que tinha como passageiro um homem de 31 anos, que ficaram nervosos com a presença dos policiais.

Durante vistorias, os patrulheiros do DOF localizaram uma substância viscosa, escura e com odor de maconha em duas garrafas térmicas que os acusados levavam no assoalho do veículo. Os homens acabaram contando que tinham participado da extração do produto de cannabis sativa, em um sítio de Pedro Juan Caballero, no Paraguai.

Segundo os suspeitos, a intenção era revender os 4,5 litros e óleo de maconha no mercado negro. Conforme o DOF o produto ilegal é utilizado em cigarros eletrônicos, tratamentos exotéricos e terapias sem comprovação científica. Diante dos fatos, os homens foram presos e encaminhados para a Delegacia da Polícia Federal em Ponta Porã para as medidas cabíveis.

O diretor do DOF, coronel Wagner Ferreira da Silva alerta que a comercialização de cigarros eletrônicos é proibida pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) desde 2009 e que, além disso, podem conter substâncias proibidas como as drogas, agrotóxicos, solventes e até mesmo fungos e bactérias.

Mais drogas

Já nas ações da Operação Hórus realizadas na região de Ivinhema, os policiais do DOF apreenderam na rodovia MS-141, 51 volumes prensados de maconha e 13 volumes de skunk, que estavam em um veículo conduzido por um homem de 30 anos.

Consta que os policiais deram ordem de parada e que o condutor desobedeceu e fugiu em alta velocidade, sentido área urbana de Ivinhema, quando então abandonou o carro e tentou fugir para o mato existente às margens da rodovia, mas acabou preso.

O acusado foi encaminhado para a Delegacia de Polícia Civil de Ivinhema, juntamente com a maconha que pesou 42 quilos, os 24,1 quilos de skunk e o veículo. Ele foi autuado em flagrante por tráfico de drogas, sendo em seguida colocado à disposição da Justiça.

Publicado por: Joelma Belchior

Fonte: SEJUSP-MS