25 de abril de 2024
Campo Grande 31ºC

NACIONAL | CURITIBA (PR)

"Emocionalmente abalado", PF mata fotógrafo e fere 3 pessoas em Curitiba (vídeos)

Em depoimento, policial disse que foi legítima defesa, após escolher vítimas em atentado a conveniência; atenção: são imagens aterrorizantes!

A- A+

Câmeras de segurança registraram às 23h45 de domingo (1º.mai.22) quando o policial federal Ronaldo Massuia Silva, de 43 anos, atirou a vontade contra clientes de uma conveniência num posto de combustíveis, da Avenida Sete de Setembro, no Bairro Cristo Rei, em Curitiba (PR).  

Conforme apurado, durante os disparos, a maioria deles a queima roupa, o PF alvejou diversas vezes o fotógrafo André Muniz Fritoli, de 32 anos, que chegou a ser socorrido ao Hospital Cajuru. No entanto, André morreu nas primeiras horas da segunda-feira, 2 de maio de 2022, dentro do hospital.  

Em depoimento, o PF alegou “legítima defesa” e também disse que estava “emocionalmente abalado”, após cometer o atentado. (Veja o vídeo abaixo).  

ATENTADO

O Boletim de Ocorrência da PM indica que o policial atirou pelo menos 10 vezes em direção à loja de conveniência e que ele estava dirigindo um carro da Polícia Federal descaracterizado.

As imagens mostram o PF invadindo a conveniência após quebrar o vidro do comércio a tiros. Ao entrar no local, armado com uma pistola oficial, calibre 9 milímetros, o acusado vai escolhendo as vítimas com a calma de um criminoso contumaz. No interior da loja de conveniência, os clientes se jogavam no chão e corriam para fora, apesar disso, alguns perseguidos e alvejados na saída do estabelecimento. 

Além do fotógrafo, outras 3 pessoas que estavam na conveniência ficaram feridas: dois homens, de 24 e 43 anos, e uma mulher, de 30 anos. Essa última foi alvo de três disparos: no peito, perna e no abdômen, segundo áudio que ela mesma enviou à familiares. O quadro de saúde das três vítimas que seguem hospitalizadas é estável.

Testemunhas e as imagens revelam que na verdade o policial estava bêbado quando tudo ocorreu. Antes de efetuar os disparos ele chegou a caçar confusão enquanto esperava na fila de clientes para ser atendido na conveniência. Veja o momento do ataque: 

De acordo com as investigações, o policial federal estava de folga. No momento do crime voltava de uma festa e ainda conduzia uma viatura descaracterizada.

Após o atentado, o PF foi preso em flagrante e levado a Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP). Um vídeo que circula na internet, a que o MS Notícias teve acesso e confirmou atenticidade, mostra o momento do interragatório do PF na DHPP curitibana. Na imagem, Ronaldo está sem camisa e tem sinais de sangue no rosto. Ao ser questionado pelo policial civil se gostaria de ficar em silêncio, Ronaldo começa a chorar e diz que está emocionalmente abalado. “De alguma forma, no princípio das coisas, eu agi em legítima defesa. Só que assim, eu estou muito emocionalmente abalado”, comenta. Orientado pelos 2 advogados de  defesa presentes, para não se pronunciar naquele momento, o policial federal confirmou que iria ficar em silêncio. “Eu acho melhor, né. Nesse dado momento, porque estou muito ruim”, argumentou. Veja: 

Ronaldo está na Superintendência regional no Paraná da Polícia Federal, em Curitiba.
 

NOTA DA PF 

“A Polícia Federal, desde o momento em que tomou conhecimento dos graves fatos ocorridos na noite passada, nesta capital, envolvendo disparos de arma de fogo por um policial federal, com vítimas, acompanha e colabora com as investigações conduzidas pela Polícia Civil do Estado do Paraná. Imediatamente, foram determinadas as providências legais para a apuração do episódio, sob o aspecto administrativo-disciplinar. A Polícia Federal lamenta profundamente os acontecimentos e expressa solidariedade neste momento de luto e dor das vítimas, familiares e amigos, ressaltando que tais condutas não refletem a formação, princípios e valores éticos da Instituição”, disse à PF em nota.

ANDRÉ FRITOLI 

Graduou-se em Comunicação Social com ênfase em Publicidade e Propaganda pela FAE Centro Universitário (Apontada como o melhor Centro Universitário de Curitiba pelo MEC).

Em seu site de trabalho fotográfico, Adré se dizia atento as tendências do mercado fotográfico e tecnológico, estando sempre com seu equipamento atualizado e "com idéias novas para tornar o seu evento, memorável". Ele fazia registros de formaturas, casamentos, espaços, fotos oficiais.  

DESPEDIDAS

Amigos, familiares e conhecidos de André Luiz Fritoli prestaram homenagens por meio das redes sociais.

O Grupo Polyndia fez um post no Instagram em que disse ser "Inacreditável, imensurável a dor que todos nós estamos sentindo! Um jovem com a vida interrompida, o mundo precisa parar! Que Deus conforte o coração de todos da sua família e amigos ". 

Paulo Cesar Tiemann postou há 23 horas: "Que tristeza, trabalhamos juntos na semana passada, um guri do bem, sangue bom barbaridade, excelente profissional, caráter extraordinário, sempre alegre e feliz nos eventos !! Que mundo é este, nosso André foi brutalmente assassinado num posto de gasolina, pare o mundo que eu quero descer !! Vá em paz meu amigo, e que Deus o tenha na sua infinita glória!!".

Reinaldo Gazola postou há 17 horas: "A vida é cheia de muitos "porquês" e poucas respostas. Tem coisas que sãos difíceis de aceitar e uma delas é que um amigo seja tirado de nós de uma forma tão estúpida. Descanse em paz André Fritoli. Que a justiça seja feita".

Ana Paula Da Matta há 21 horas falou sobre a personalidade de André: "Difícil de acreditar, um menino do bem, que vale ouro. Sorridente, brincalhão, super responsável, uma vida toda pela frente... André Fritoli que Deus te receba de braços abertos, e conforte seus familiares e seus amigos, que são muitos. A justiça da terra pode falhar, mais a de Deus jamais falha. #justicasejafeita — sentindo-se triste", definiu.  

André foi velado na capela municipal no Bairro Água Verde, em Curitiba. O sepultamento dele ocorreu às 10h desta terça-feira, 3 de maio de 2022.