23 de abril de 2024
Campo Grande 22ºC

Polícia

Fórum da Capital promove live musical online em homenagem às mulheres

A- A+

Na próxima sexta-feira, dia 16 de abril, a Direção do Fórum de Campo Grande, com o apoio do TJMS e da Coordenadoria Estadual da Mulher, promoverá o evento "Sou livre, sou luta, sou minha voz e violão na varanda", uma homenagem às mulheres do Poder Judiciário estadual. O evento trará como atração a jovem cantora Georgia Castro, com transmissão ao vivo pelo Youtube do Tribunal de Justiça, a partir das 17h30.

De acordo com a juíza diretora do Foro, Denize de Barros Dodero, "é um projeto delicado, diferente, com música. Um momento lúdico, de pausa e de autocuidado mental, em ambiente reflexivo para criar uma identidade da representatividade feminina dentro do nosso ambiente de trabalho e da sociedade em geral".

"Uma live preparada com muitas mãos e vozes", comenta a magistrada, na qual haverá a reprodução de imagens e mensagens de 53 representantes e colaboradoras do Poder Judiciário, "escolhidas especialmente por seu carisma, singularidade e representatividade, nos mais diversos setores da nossa estrutura funcional, com objetivo de construção de valores de pertencimento e valorização através da visibilidade", complementa.

Conforme reflete a juíza, o evento abre uma oportunidade de palavra, de presença e influência na construção das relações sociais: "Diversas vozes e uma mensagem única de valorização da mulher dentro de nossa cultura organizacional, que também será objeto de exposição nos espaços do Fórum, Cijus e Tribunal de Justiça de MS".

Para uma maior reflexão sobre o tema do empoderamento feminino, no intervalo entre as músicas serão apresentados breves vídeos com personalidades femininas, mulheres incríveis e de grande representatividade em espaços de poder, com uma fala descontraída sobre suas trajetórias inspiradoras.

E ainda, acrescenta a diretora do Fórum, "com o especial intento de que nossa mensagem ultrapasse o público tradicional, com olhares de esperança nas novas gerações, escolhemos desenvolver essa dinâmica em um show acústico, ao ar livre, com transmissão pelas nossas mídias sociais e sob o embalo de uma artista jovem e super talentosa: Georgia Castro, talento, linguagem e comportamento para influenciar e construir padrões novos de mais igualdade e justiça entre os mais jovens".

A magistrada aproveitou a oportunidade para registrar o agradecimento à Administração do Tribunal de Justiça, em nome do presidente, Des. Carlos Eduardo Contar, pela sensibilidade e todo o apoio no desenvolvimento e realização desse evento e o convite a todos e todas para participarem e assistirem essa experiência cultural em homenagem às mulheres: "às que conhecemos, às que somos, às que criaremos".

Apoiadora do evento, a juíza Helena Alice Machado Coelho, coordenadora estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar, comenta a importância das "ações que valorizem a temática da igualdade de gênero, já que, quanto mais educação sobre a igualdade de gênero tivermos, menos violência doméstica teremos. Então, quando trazemos uma temática tão importante para o nosso âmbito, para dentro da nossa casa do Poder Judiciário, estamos valorizando não só as nossas servidoras, juízas e colaboradoras, mas também estamos mobilizando e sensibilizando a sociedade como um todo".

Programado inicialmente para o mês de março, o evento precisou ser adiado em razão do agravamento da pandemia, que levou temporariamente ao retorno do teletrabalho. Mesmo assim, a apresentação se mantém predominantemente on-line, apenas com a presença da cantora, no pátio interno do Fórum, sem público, acompanhada de algumas convidadas e da equipe mínima de trabalho das Secretarias de Comunicação e de Tecnologia da Informação, responsáveis pela execução e transmissão do evento.

Atrações A jovem Georgia Castro tem apenas 17 anos e iniciou sua carreira profissional aos 16. Ela conta que é apaixonada por MPB e música pop, seguindo esses gêneros em suas composições. Aliás, ela afirma que depois do lançamento do seu primeiro EP "Só", no final de 2019, se descobriu como uma compositora ainda mais dedicada.

"Já tenho várias músicas lançadas no Spotify. Uma delas, a mais conhecida, 'Você é Arte' já conta com 1 milhão e meio de streams na plataforma. Meu último projeto foi o 'Georgia Castro e o Violão' onde regravei algumas músicas minhas e de outros artistas. No momento, estou produzindo mais duas músicas para serem lançadas, duas composições minhas que eu estou ansiosa para compartilhar com vocês logo, logo".

Sobre a apresentação "Sou livre, sou luta, sou minha", ela conta que será muito importante para ela: "O significado da comemoração me encanta muito. Feliz de fazer parte desse evento lindo que vai exaltar personalidades femininas excepcionais".

Para o show, ela preparou 16 músicas, dentre elas três de autoria própria. O repertório estará cheio de MPB, pop e repleto de artistas femininas de grande peso para a música brasileira.

Sobre os nomes femininos que participarão com as mensagens motivacionais no evento estarão as senadoras da república Soraya Thronicke e Simone Tebet, a deputada federal Rose Modesto, a presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), Renata Gil, a desembargadora do TJMS, Elizabete Anache, a Procuradora de Justiça Jaceguara Dantas da Silva, a juíza de Direito Camila de Melo Mattioli Pereira, a defensora pública e coordenadora do Núcleo Institucional de Promoção e Defesa dos Direitos da Mulher (Nudem), Thaís Dominato, a Secretária-Geral Adjunta da OAB/MS e Coordenadora Nacional da União das Advogadas do Brasil, Eclair Nantes, a Procuradora-Geral de Mato Grosso do Sul, Fabíola Marquetti, a advogada e professora da Escola Superior da Magistratura de Mato Grosso do Sul (Esmagis), Silmara Amarilla, a Subsecretária Municipal de Políticas para Mulheres, Carla Stephanini, a advogada e presidente da Associação Brasileira das Mulheres de Carreira Jurídica de MS, Rachel Magrini Sanches, e a Subsecretária Estadual de Políticas Públicas para Mulheres, Luciana Azambuja.

Participe! O link para o evento está disponível pelo QR Code pelo cartaz do evento que ilustra essa matéria. Ou então acesse a página do TJMS no Youtube  https://www.youtube.com/user/TJMSJornalismo.

Fonte: TJ MS