23 de abril de 2021
Campo Grande 31º 19º

Pássaros

Homem é autuado pela polícia por manter plantel de forma irregular

A- A+

A Polícia Militar Ambiental está realizando fiscalização nos criadouros amadores e comerciais de aves silvestres licenciados junto ao órgão ambiental. Na última segunda, a PMA registrou o quinto criador amador flagrado com plantel irregular no município de Jardim.

Um funcionário público de 59 anos, foi autuado administrativamente e multado em R$ 5 mil, por não manter o plantel atualizado no sistema. Ele foi notificado a se regularizar junto ao órgão ambiental competente, no caso, o Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul).

Essa fiscalização deve-se ao fato de que neste ano, o IBAMA repassou todo o controle desses criadores para o Estado. Dessa forma, apesar de este tipo de criação ser importante para minimização do tráfico de animais silvestres, precisa ser monitorado e fiscalizado para que não aconteçam fraudes.

Já foram fiscalizados vários criadores da Capital, Chapadão do Sul, Três Lagoas, Costa Rica e Batayporã. No dia 23 e 25, outros quatro criadores foram autuados também em Jardim. (Com assessoria)