16 de abril de 2024
Campo Grande 24ºC

TV Educativa

Maracaju passa a receber o sinal da TVE a partir deste fim de semana

A- A+

 O governador Reinaldo Azambuja reativa oficialmente neste sábado (24.6), o sinal da TV Educativa em Maracaju, em ato que faz parte da comemoração dos 93 anos do município. A solenidade está prevista para às 8h30 no auditório do salão de eventos Acácia Branca. Segundo o governador, “a volta do sinal da TVE, um canal que divulga nossa gente e nossa terra, é um fato importante entre as diversas obras que o governo está levando para todo Estado, incluindo Maracaju, que comemorou seus 93 anos de emancipação política administrativa no último dia 11 de junho”.

A emissora pública retoma seu sinal de retransmissão em Maracaju, a pedido da população do município e atendendo solicitação da vereadora Marinice Penajo, que obteve aprovação unânime da Câmara e o aval do prefeito Maurílio Azambuja. “É muito importante para uma cidade do porte de Maracaju ter uma programação diferenciada, de qualidade e de cultura regional, que fala de nossos valores, como é o caso da TVE”, destacou o prefeito. 

A vereadora, em sua solicitação, justificou a necessidade de um canal de TV como opção às TVs comerciais. “A TVE é uma TV que busca a inovação, a educação, o experimentalismo, e oferece espaço para diversidade e para áreas específicas que não têm como se expressar por razão de mercado. E tem, acima de tudo, o compromisso da pluralidade, com a Educação e a Cultura”, disse.

O diretor-presidente da TVE, Bosco Martins, destacou: “por orientação do governador Reinaldo Azambuja estamos gradativamente restabelecendo a retransmissão da TVE para todo Estado. Começamos pela região Sudoeste e Pantanal e estamos indo para o Cone Sul e, agora, Maracaju”.  A emissora pública de Mato Grosso do Sul ainda tem operado no sistema analógico, e pelo marco regulatório da digitalização tem até o fim do ano que vem para digitalizar seus sinais em Campo Grande e Dourados. “Legalmente, estamos avançados no processo junto ao Ministério das Comunicações e Tecnologia e já obtivemos licença para operar em 41 municípios”, afirmou Bosco Martins. Por determinação do próprio Ministério, o sistema digital deve ser instalado primeiro na Capital e Dourados, cidades com maior população.

O município de Maracaju, distante 158 km de Campo Grande, desponta no agronegócio, sendo a 5ª economia do Mato Grosso do Sul. A ‘Capital da Linguiça’ foi fundada em 11 de junho de 1924 e emancipada de Nioaque em 7 de setembro de 1928 (há 88 anos), tendo uma população de 43.076 habitantes e sendo a maior área de grãos plantadas no Estado. 

 Sobre a TVE

A TVE é mantida pela Fundação de Rádio e Televisão Educativa (Fertel) e, na gestão de Reinaldo Azambuja foi transferida da Casa Civil, para a Secretaria de Estado de Cultura e Cidadania. No início do governo ganhou um novo veículo de comunicação pública, o Portal da Educativa, onde de qualquer lugar do planeta, os sul-mato-grossenses, podem acessar os jornais do rádio e da TV, além de obterem fotos e matérias com histórias e a cultura de MS.

O secretário de Estado de Cultura e Cidadania, Athayde Nery, destacou um novo tempo na área cultural de Maracaju com alternativa da programação da TVE. “As principais atrações da programação são a Nossa Cultura, um canal onde vocês poderão assistir, além de entrevistas com pessoas daqui, shows de Delinha, Almir Sater, Renato Teixeira e Sérgio Reis, Kuery Porã, Patrícia e Adriana, Chalana de Prata e Canto Guarani, entre outros artistas e grupos de nossa terra”, finalizou.