28 de março de 2024
Campo Grande 26ºC

Polícia

MJSP lança curso de Libras para profissionais de segurança pública

A- A+

O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) disponibilizou hoje (18) o curso de Língua Brasileira de Sinais (Libras), na plataforma de Ensino a Distância. A capacitação é voltada a todos os profissionais que compõem o Sistema Único de Segurança Pública (SUSP) com o objetivo de ampliar as possibilidades de comunicação e interação entre esses profissionais e pessoas com deficiência auditiva, diminuindo as barreiras de comunicação.

Para o secretário de Gestão e Ensino em Segurança Pública, Josélio Sousa, "todas as pessoas têm direito a um tratamento digno quando buscam uma força de segurança pública e isso começa pela possibilidade de ser compreendido e de comunicar-se, sendo dever nosso prover essa capacidade aos nossos profissionais", disse. De acordo com dados do IBGE, 5% da população é composta de deficientes auditivos. Isso representa mais de 10 milhões de brasileiros.

Sobre o curso

Com uma carga horária de 40 horas/aula, o curso traz noções e conhecimentos iniciais da Língua Brasileira de Sinais, portanto, não habilita os profissionais para atuação como intérprete ou tradutor. As aulas e vídeos apresentam conteúdo teórico-prático contextualizado aos aspectos legais, contexto histórico, conhecimentos da cultura da comunidade surda e ao trabalho realizado pelas forças que compõem o Sistema Único de Segurança Pública, favorecendo a construção do processo de aprendizagem de maneira significativa e de acordo com as políticas públicas de inclusão e acessibilidade brasileiras.

Os interessados em participar da capacitação devem, primeiramente, se cadastrar na plataforma Sinesp (Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública) para, em seguida, acessar a Rede EaD-Segen para realizar a inscrição. Para quem já é cadastrado no sistema, basta entrar no portal com login e senha. As inscrições estão abertas e irão durar enquanto o curso constar na plataforma.

Acesse o curso clicando aqui.

Capacitação para profissionais de segurança

Em 2020, as atividades de ensino, pesquisa e capacitação dos profissionais do SUSP ganharam mais relevância dentro do Ministério da Justiça e Segurança Pública com a criação da Secretaria de Gestão e Ensino em Segurança Pública (Segen). O número de cursos na modalidade Ensino a Distância passou de 26, em 2019, para 60, em 2020. E em 2021, já chegou a 72, com um total de cerca de 200 mil inscritos na plataforma. Só neste ano, são mais de 37 mil inscrições.

Os cursos da Rede EaD Segen são voltados a todos os profissionais que integram o Sistema Único de Segurança Pública (SUSP). Para cadastro, o MJSP disponibiliza um manual com o passo a passo necessário.

Publicado por: Joelma Belchior

Fonte: SEJUSP-MS