25 de abril de 2024
Campo Grande 28ºC

Sejusp

Novo secretário aposta no diálogo e harmonia para alcançar metas

A- A+

O deputado estadual José Carlos Barbosa (PSB) conhecido como Barbosinha tomou posse na manhã desta quinta-feira (1) da Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), o evento contou com a presença do governador Reinaldo Azambuja (PSDB) e diversas autoridades.

O procurador Silvio Maluf agora ex-secretário da Sejusp agradeceu a oportunidade de passar um período na secretaria e também comentou alguns índices que segundo ele devem ser levados em consideração, por exemplo, reduzir os números de roubos e furtos que ainda lideram as ocorrências principalmente na Capital.

“Vou quebrar o protocolo e não fazer a prestação de contas como já é de costume, mas deixo a disposição de todos os interessados em saber. Já entreguei ao governador e secretários. Mas posso adiantar que os crimes dolosos diminuíram em 19,3% e o culposo em 4,1%. O nosso maior objetivo é reduzir os furtos e roubos que continuam crescendo, teve um aumento durante o ano de 2015 de 5,8% nos roubos e 0,6% nos furtos. Um dos legados que deixo para o Barbosinha também é esse objetivo de diminuir esse números”.

Diante dessas e outras dificuldades o novo secretário Barbosinha, disse que pretende dar continuidade ao trabalho que já havia sendo feito pelo ex secretário Maluf. Porém o primeiro passo a ser tomado é manter a harmonia entre as polícias. “Vamos manter a qualidade do trabalho realizado e buscar investimentos na parte de infraestrutura e de capacitação para trabalhar, como veículos e combustíveis, sabendo que vivemos em uma situação de crise mas, com esforço haveremos de conseguir os meios necessários para que investindo no humano e em equipamentos possamos avançar nas metas que não tiveram resultados positivos”.

Barbosinha falou também que já iniciou o diálogo sobre a custódia de presos em delegacias, de acordo com o secretário ele é um homem de diálogo e conversa, Barbosinha acredita que dialogando encontrará caminhos para estimular os servidores a trabalhar e oferecer para eles condições para realizar esse trabalho.

“Sobre custódia de presos, nós já iniciamos um diálogo com a Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen), obviamente isso não dá para fazer de forma drástica ou repentina, mas o objetivo é gradativamente fazermos com que a Agepen ocupe as cadeias onde se encontram as celas e façam uma custódia de presos e gradativamente construir ou alugar imóveis, para que a polícia possa executar o seu papel fora do local onde se encontram os presos temporários”.

O governador Reinaldo Azambuja disse que a escolha de Barbosinha não foi somente dele, o governador contou com a ajuda do ex-secretário Silvio Maluf e fez questão de destacar as características que o levaram a convidar o deputado para o cargo de secretário da Sejusp.

“Primeiro que o Barbosinha é um extremo gestor, conhece de gestão pública e da pasta que ele assume, é advogado, fez mestrado constitucional, conhece da criminalística e tem um excelente relacionamento com todas as forças policiais. Tem uma amizade e um conhecimento antigo com o ex-secretário Maluf, que também ajudou na escolha do nome de Barbosinha. Hoje o poder público tem que ser mais de gestor do que político, e Barbosinha além de político é um ótimo gestor. Tem eficiência que possibilitará o cumprimento das metas que o Silvio assumiu com a segurança, e Barbosinha assume agora com o compromisso de melhorar os índices”.