19 de abril de 2024
Campo Grande 25ºC

Xadrez

O pecuarista Bumlai volta para carceragem em Curitiba

A- A+

José Carlos Bumlai voltou para a carceragem da PF (Polícia Federal), em Curitiba, nesta terça-feira (6). Ele estava em prisão domiciliar desde março deste ano, por causa do tratamento contra um câncer na bexiga, em São Paulo (SP).

Bumlai foi detido na 21ª fase da Operação Lava Jato, deflagrada em novembro passado. Nesta manhã, ele chegou escoltado por policiais e acompanhado dos advogados. As informações são da Folha de São Paulo. 
Edward de Carvalho, advogado do pecuarista, afirmou que o cliente ainda não está totalmente recuperado do tratamento e que existe suspeita de outro tumor. O pecuarista deve fazer exames ainda hoje. 


Bumlai responde na justiça pelos crimes de corrupção passiva, gestão fraudulenta e lavagem de dinheiro. Réu na Lava Jato,  o pecuarista é acusado de ter contraído um empréstimo fraudulento no Banco Schahin de R$ 12 milhões em 2004. O destinatário seria o MPF (Ministério Público Federal) mas foi para o Partido dos Trabalhadores (PT), ainda de acordo com as investigações.

Com relação à acusação de obstrução à Justiça, além do pecuarista, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o ex-senador Delcídio do Amaral (sem partido-MS), o ex-chefe de gabinete de Delcídio Diogo Ferreira, o banqueiro André Esteves, o advogado Édson Ribeiro e o filho do pecuarista Maurício Bumlai também são réus na ação penal.

No dia 17 de agosto, Bumlai depôs sobre o sítio frequentado pelo ex-presidente, em Atibaia (SP), na sede da Polícia Federal em São Paulo. A Operação Lava Jato apura se Bumlai pagou por obras de reforma no sítio e se o imóvel foi dado a Lula em troca de contratos fechados pela Odebrecht e pela OAS junto à Petrobras. (Com informações do G1).