28 de março de 2024
Campo Grande 30ºC

"Quinta Roda"

PF desarticula organização criminosa responsável por tráfico em 4 estados

A- A+

A Polícia Federal de Araçatuba (SP) desmantelou uma organização criminosa que atuava no tráfico internacional de drogas em quatro estados, entre eles, Mato Grosso do Sul.

Na manhã desta terça-feira (29), foi deflagrada a Operação "Quinta Roda", em que foram cumpridos 28 mandados de busca e apreensão e 36 mandados de prisão nos estados de São Paulo, Paraná, Mato Grosso do Sul e Ceará. Todos os mandados foram expedidos pela Justiça Federal em Araçatuba.

Foram apreendidos 10 veículos, US$ 10 mil e R$ 105 mil. Além disso, 29 pessoas foram presas durante a operação. O vereador de Antônio João, Maurio Pereira (PMDB) e seu filhos foram levados por policiais federais na manhã desta terça para prestar depoimento de forma coercitiva. Durante as investigações, a polícia também apreendeu 560 quilos de cocaína, 26,6 toneladas de maconha, um fuzil 5.56 e uma pistola 9mm.

De acordo com a polícia, a organização criminosa era responsável por comprar maconha e cocaína em grande quantidade no Paraguai e na Bolívia para vendê-las no Brasil, principalmente em Corumbá e Ponta Porã. Depois de passar pelas cidades do Mato Grosso do Sul, a droga era enviada e distribuída na capital paulista.

O nome da operação vem do local onde a droga era escondida, na quinta roda de caminhões usados para transportar madeira, milho e farinha. A polícia afirma que parte da droga também era escondida entre carga.