25 de abril de 2024
Campo Grande 22ºC

PMA autua fazendeiro por desmatamento e exploração ilegal de aroeira

A- A+

Policiais Militares Ambientais de Miranda (MS) realizavam fiscalização na manhã de hoje nas propriedades rurais do município de Bodoquena (MS) e autuaram um proprietário rural por desmatamento e exploração de madeira protegida ilegalmente. Os policiais mediram a área desmatada com GPS na propriedade e aferiram 6,5 hectares derrubados.

Dentre a vegetação derrubada, haviam sido retiradas 154 estacas e nove firmes de madeira da espécie aroeira, que tem seu corte proibido, inclusive, em desmatamentos legalizados e 86 estacas e três firmes da espécie Ipê, todos serrados em área de matas ciliares (Área de Preservação Permanente-APP) de um curso d’água que corta a propriedade.

As atividades foram interditadas e o proprietário da fazenda, de 61 anos, que tem domicílio em Campo Grande foi multado em R$ 6.956,00. Ele foi conduzido à delegacia de Polícia Civil de Bodoquena e responderá por crimes ambientais. Pela exploração da aroeira, a pena prevista é de um a dois anos de reclusão. Já pela destruição da mata ciliar, a pena é de um a três anos de detenção. O infrator foi notificado a apresentar um Plano de Recuperação de Área Degradada (PRADE), junto ao órgão ambiental.

Informação - A portaria 83-N de 1991 do IBAMA proíbe o corte da “aroeira” e algumas outras espécies de madeiras nobres, sem plano de manejo, que precisa ser aprovado pelos órgãos ambientais. Inclusive, em desmatamentos autorizados, essas espécies não podem ser cortadas.