24 de abril de 2024
Campo Grande 25ºC

PMA prende três pessoas com carregamento ilegal de madeira retirada de reserva indígena

A- A+

Policiais Militares Ambientais apreenderam, em Bodoquena - distante 271 quilômetros de Campo Grande - nesta quinta-feira (26) um caminhão carregado de madeira ilegal, retirada em reserva indígena. A apreensão ocorreu na estrada do Distrito de Morraria, quando os policiais abordaram um veículo Fiat Uno, no qual estava somente o condutor que ficou muito nervoso. Em seguida um caminhão Mercedes Benz, que transportava madeira ilegal, onde estavam duas pessoas foi abordado.

O condutor do veículo Fiat admitiu que estava como “batedor” da carga e teria comprado a madeira protegida por lei da espécie “aroeira” e também madeira da espécie “ipê”, em uma fazenda da reserva indígena Kadiwéu, que segundo ele pertence a um índio. Foram apreendidos os dois veículos, 50 postes de madeira da espécie aroeira e 200 pranchas de madeira da espécie ipê.

A PMA autuou cada um dos três infratores, residentes em Bodoquena em R$ 15.900 mil. Os autuados foram encaminhados, juntamente com o material apreendido, à delegacia de Polícia Civil de Bodoquena e responderão por crime ambiental. Se condenados, poderão pegar pena de um a dois anos de reclusão. A pena é agravada devido ao corte proibido da aroeira.