18 de abril de 2024
Campo Grande 25ºC

Polícia

PMMS realiza solenidade de formatura do 27º Curso de Formação de Sargentos

A- A+

Campo Grande (MS) A Polícia Militar do Estado de Mato Grosso do Sul realizou na manhã desta segunda-feira (19/04), no Auditório da Governadoria, a solenidade de formatura do Curso de Formação de Sargentos - CFS 2021 - Turma: Subtenente PM José Valdo Assiole de Oliveira (in memorian). Foram formados 254 novos Sargentos, que ascenderam da graduação de Cabos.

Entre os alunos, que pertencem ao quadro de combatentes, temos policias militares lotados em diversos municípios do Estado. Campo Grande, Bonito, Corumbá, Dourados, Jardim, Naviraí, Paranaíba, Ponta-Porã, Três Lagoas e tantas outras localidades que receberão policiais capacitados, com instruções voltadas à técnica e humanidade.

A turma, que é a 27ª formada no Centro de Ensino, Formação e Aperfeiçoamento de Praças da PMMS, escolheu como nome o Subtenente PM José Valdo Assiole de Oliveira, que ano passado, já na Reserva Remunerada, foi vítima da COVID 19. O Governador entregou uma placa de agradecimento e flores à Cristina de Oliveira Assiole, filha do Subtenente Assiole, pelos quase 30 anos de honrosos serviços prestados ao CEFAP da PMMS.

1º, 2º e 3º lugar da direita para a esquerda.

Os três primeiros colocados no curso são:

  • Em 1º lugar: o 3º Sargento PM Rodolfo Bach de Santana;
    Em 2º lugar: o 3º SGT PM Daniel Argenti Piva;
    E em 3º lugar: a 3º SGT PM Karyne Cáceres Barbosa.

Durante a solenidade, que foi transmitida via Facebook do Governo de Mato Grosso do Sul, o orador da turma, 3º Sargento PM Robson Ribeiro Franco, ressaltou que nesse momento de pandemia a PMMS não mediu esforços em continuar trabalhando no policiamento ostensivo e preventivo, destacando sua atuação junto ao setor da saúde. Na oportunidade, relembrou o período do curso de formação e que neste momento a população sul-mato-grossense recebe os novos sargentos, capacitados para atuarem em todo o Estado.

O Comandante-Geral da PMMS, Coronel PM Marcos Paulo Gimenez, agradeceu as autoridades presentes, a todos os profissionais que estiveram envolvidos na realização do 27º Curso de Sargentos, fundamentais para realização deste dia histórico. O Comandante-Geral destacou que mesmo em tempos de pandemia é possível avançar e crescer. O Coronel Marcos Paulo encerrou sua fala parabenizando os novos sargentos, desejando que suas carreiras sejam cheias de glórias, pautadas na verdade e na justiça.

O Secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Antonio Carlos Videira, avultou a importância que os formandos terão para a sociedade, lembrando que o sargento é o elo entre o comando e a tropa. O Secretário Antonio Carlos também  falou sobre a vitória que é disponibilizar 254 novos sargentos em meio as circunstâncias atuais. "Os resultados obtidos pela Segurança Pública do Estado de Mato Grosso do Sul tem gerado destaque nacional, diante das grandes atuações em apreensões". Completou o Secretário.

O Secretário de Estado de Infraestrutura, Eduardo Correa Riedel, agradeceu a honrosa oportunidade de ser paraninfo da 27ª turma do Curso de Formação de Sargentos, enaltecendo os trabalhos realizados em prol da Segurança Pública, que sempre preza pelo equilíbrio e dedicação em atender todas demandas.

O Deputado Estadual Coronel David, que representou a Assembleia Legislativa, lembrou o período que era policial militar do serviço ativo, tendo vivenciado intensamente a atividade durante 30 anos de serviços prestados à população sul-mato-grossense. O Coronel David também lembrou da alegria do Subtenente Assiole e sua disponibilidade de transmitir conhecimentos aos colegas de trabalho. "O Mato Grosso do Sul não parou. Mesmo diante da pandemia o Estado continuou e fez com que o sonho de cada Sargento se tornasse realidade". Complementou o Deputado Coronel David.

No seu pronunciamento, o Governador do Estado, Reinaldo Azambuja, direcionou suas palavras à esposa e a filha do Subtenente Assiole, solidarizando-se pela perda do ente querido e agradecendo pelos quase trinta anos de serviços prestados no CEFAP. O Governador também destacou a importância de Mato Grosso do Sul no cenário nacional, graças ao desempenho das forças de Segurança Pública, que trabalham incansavelmente em defesa da sociedade. Ao se despedir, o Governador desejou muito sucesso e prosperidade aos formandos, lembrando que mais de 5.285 policiais passaram pelos cursos de formação desde o início de sua gestão, reforçando o comprometimento que o Governo tem com a população.

O CFS foi realizado no período de 09 de janeiro a 19 de abril de 2021, na modalidade semipresencial, no Centro de Ensino, Formação e Aperfeiçoamento de Praças CEFAP da Polícia Militar, com carga horária de 1.020 horas-aula, distribuídas em 32 matérias.

O curso de formação de sargentos visa capacitar os cabos para atuarem como sargentos policiais militares, atualizando e aprofundando seus conhecimentos profissionais nas atividades e atribuições da nova função no ambiente organizacional da PMMS.

Confira mais imagens na galeria:

Assessoria de Comunicação Social da PMMS

Publicado por: trigotti@sejusp.ms

Fonte: PM MS