19 de abril de 2024
Campo Grande 22ºC

Polícia

Polícia Federal prende acusado de homicídio e de integrar facção criminosa no RN

A- A+

Natal/RN - A Polícia Federal prendeu, na manhã do último domingo (21/3), no Aeroporto Internacional Governador Aluízio Alves, em São Gonçalo do Amarante/RN, Região Metropolitana de Natal, um homem de 27 anos, suspeito da prática de homicídios e de pertencer à organização criminosa com atuação no interior do Rio Grande do Norte.

Contra o acusado, identificado e detido momentos antes de embarcar em um voo com destino à Florianópolis/SC, havia um mandado de prisão em aberto, expedido pela Juíza de Direito da comarca de Canguaretama/RN.

A ação ocorreu no bojo da Força-Tarefa SUSP (FT-SUSP) de combate ao crime organizado.

Força-Tarefa SUSP

O Plano da Forças-Tarefas SUSP de Combate ao Crime Organizado foi lançado em janeiro deste ano, pelo MJSP, e conta com a atuação conjunta, integrada e coordenada entre as polícias da União e dos estados.

Integram a Força Tarefa, além da Polícia Federal, o DEPEN, a PRF, as Polícias Civil e Militar do RN e o Sistema Penitenciário do Rio Grande do Norte, em ação conjunta com o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO - MPRN), sob a chancela da Secretaria de Operações Integradas do Ministério da Justiça e Segurança Pública (SEOPI/MJSP).

As ações têm como foco a prevenção, repressão, monitoramento e investigação de grandes organizações criminosas a partir da atuação conjunta. Além disso, as forças-tarefas pretendem isolar lideranças do crime organizado no sistema prisional, bem como descapitalizar facções por meio de bloqueio e venda antecipada de bens.

Os quatro eixos de atuação do Plano são: Inteligência de todos os órgãos de segurança pública envolvidos, análise criminal estratégica, policiamento ostensivo de forma especializada e adoção de procedimentos investigativos capazes de dar respostas efetivas e oportunas para a redução e repressão à criminalidade.

Comunicação Social da PF no Rio Grande do Norte