19 de abril de 2024
Campo Grande 22ºC

MANIPULAÇÃO

Polícia faz operação em clínica de luxo de Natalia Beauty, que atende várias famosas

Maisa, Jade Picon, Bianca Andrade, Virginia Fonseca, a atriz Kéfera e a cantora Maiara estão na lista de clientes da influenciadora

A- A+

A Polícia Civil e a Coordenadoria de Vigilância em Saúde (Covisa) promoveu, na última terça-feira (10.mai.22) uma operação em uma clínica de luxo na região de Pinheiros, região nobre de São Paulo, que atende muitas famosas - como a atriz e apresentadora Maisa, as influenciadoras Jade Picon, Bianca Andrade e Virginia Fonseca, a atriz Kéfera, a cantora Maiara - da dupla Maiara e Maraísa- a cantora Pitty, a modelo Sasha, filha da apresentadora Xuxa, entre outras.

De acordo com a denúncia, o estabelecimento estaria mantendo um laboratório clandestino, adquirindo produtos de outro laboratório e realizando a troca dos rótulos originais. Além de adulterados, os rótulos não traziam as devidas informações sobre a composição, com as quantidades dos componentes da fórmula, além de também não disponibilizar informações de uso e precauções com o uso. Os rótulos também não mencionam o registro dos produtos, nem o nome do farmacêutico responsável.

Os produtos eram vendidos pela clínica da esteticista influencer Natalia Martins, popularmente conhecida como Natalia Beauty. As adulterações aconteciam em outro imóvel próximo, sem qualquer identificação, na rua Cristiano Viana, e distante apenas 130 metros do local.

A clínica fica na Avenida Rebouças e exerce atividades no ramo da estética com procedimentos, cursos e vendas de produtos, utiliza e comercializa itens de natureza duvidosa, além de adulterar produtos e rótulos.  A polícia apontou que Natalia Beauty operava o laboratório clandestino, adquirindo produtos de outro laboratório e realizando a troca dos rótulos originais.

Os principais produtos usados e comercializados que estariam fora dos padrões da legalidade são: Hyalu pump: anestésicos (sobrancelha e boca) — armazenados em geladeira sem temperatura controlada e junto com alimentos, além de também ter sido feita troca de etiqueta original para a da marca de Natalia Beauty, adulterando inclusive o prazo de validade; Máscaras faciais — Troca da etiqueta original pela da marca de Natalia Beauty; Pijamas: Comprados na China sem nota fiscal.

Imagens de produtos adulterados vendidos pela Natalia BeautyImagens de produtos adulterados vendidos pela Natalia Beauty. 

Na clínica, também não haveria controle de temperatura para preservar produtos sensíveis, nem controle sobre a validade de agulhas e anestésicos. Os produtos não trazem em seus recipientes um rótulo nem qualquer menção de laboratório que manipulou ou, se produção própria, do profissional responsável pela fórmula com os devidos registros dele e do produto, com as devidas orientações e precauções.

A empresa vendia pela internet e, além de não respeitar a temperatura necessária para a preservação dos produtos, fazia as entregas com uma declaração de conteúdo, não fornecendo a Nota Fiscal acompanhando o produto e nem a encaminhando via e-mail, o que é indício de possível crime de sonegação fiscal.

A Covisa disse o seguinte sobte a operação:

“A Secretaria Municipal de Saúde, por meio Coordenadoria de Vigilância em Saúde, informa que, nesta terça-feira (10), a Unidade de Vigilância em Saúde (Uvis) Lapa/Pinheiros foi acionada pela Delegacia de Polícia de Proteção ao Consumidor para acompanhar um mandado de busca e apreensão no local citado pela reportagem, referente à fabricação de cosméticos sem autorização sanitária e venda de medicamentos sem registros da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

O comunicado diz ainda que “na ação de fiscalização, as autoridades sanitárias adotaram as medidas administrativas cabíveis, em consonância com a Lei Municipal 13725/2004 - Código Sanitário Municipal, tendo em vista tratar-se de comercialização de produtos de interesse à saúde sem a devida regulamentação e sem registro da Anvisa. Foi instaurado processo administrativo sanitário, que segue os trâmites legais, estando o infrator sujeito às penalidades previstas em Lei”.

NATALIA MARTINS

A empresária Natalia Martins tem 9,3 milhões de seguidores no Instagram e ganhou destaque no mercado de beleza por lançar tratamentos para o rosto e virar “queridinha” de celebridades como Jade Picon, Bianca Andrade, Virginia Fonseca, Sasha Meneghel, Duda Reis, Maisa, entre várias outras famosas.

Antes de entrar na casa do BBB 22, a influenciadora Jade Picon se submeteu a três procedimentos estéticos no Natalia Beauty — uma nanopigmentação para realçar a hidratação e a coloração dos lábios, um microagulhamento com sérum para uniformizar a pele e uma terceira técnica para dar volume e alinhar as sobrancelhas.