25 de abril de 2024
Campo Grande 23ºC

Amambai

Polícia realiza pente-fino e encontra celulares com presos

A- A+

A Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen) realizou na manhã desta quarta-feira (20), uma operação pente-fino no Estabelecimento Penal de Amambai (EPAm) e na unidade de regime semiaberto. Coordenada pela Diretoria de Operações, a vistoria envolveu a participação de 26 agentes penitenciários e contou com o apoio da 3ª Companhia da Polícia Militar, com o trabalho de 10 policiais, que atuaram na contenção dos presos para que os agentes realizassem as vistorias necessárias.

Durante a operação pente-fino, que fez parte do cronograma de ações de segurança da Agepen, os agentes penitenciários apreenderam 10 celulares e seis carregadores na unidade de regime fechado; já no semiaberto nada foi encontrado, conforme informações do diretor do presídio, Alexandre Ferreira de Souza.

De acordo com o diretor-presidente da Agepen, Ailton Stropa Garcia, a revista geral no EPAm foi uma ação de rotina e teve como objetivo a manutenção da ordem e disciplina, no sentido de retirar das mãos dos detentos materiais não permitidos e também responsabilizá-los quanto a isso, conforme a legislação vigente. Segundo ele, operações como essa são constantes nos presídios do Estado.

Essa foi a segunda vistoria geral realizada pela Agepen nos presídios de Amambai em pouco mais de um mês, segundo Stropa, graças ao apoio da Polícia Militar, importante parceria nas ações de segurança. No último pente-fino, realizado no dia 16 de junho, os agentes penitenciários apreenderam 19 celulares.