28 de março de 2024
Campo Grande 23ºC

Queimadas diminuem no Estado, mas atenção deve continuar para evitar o fogo

A- A+

As queimadas diminuíram significativamente no Estado, e o período hoje é considerado tranquilo, conforme informou o coordenador estadual da PrevFogo, do Ibama, Alexandre Pereira. Apesar dessa diminuição, os cuidados não devem cessar, principalmente em regiões com grandes áreas de pastagens.

De acordo com o coordenador, desde o início do mês de setembro, até o dia de hoje foram constatados 245 focos de fogo no Estado, somente no município de Corumbá foram 110. Corumbá é o local com mais incidência devido a grande área territorial e também porque a prática da pecuária é  o que movimenta o município. “Muitas vezes o fogo se descontrola no instante em que o proprietário da área pratica a renovação da pastagem, usando o fogo”, explicou. No mesmo período do ano passado, o número era maior, com 470 focos registrados no Estado.

De janeiro a setembro deste ano, 1.464 queimadas foram registradas, somente em Corumbá houve 346 focos de queimada. Em 2013 o número chegou a 1965 no Estado. A redução se deu por dois motivos, primeiro devido a grande quantia de chuva registrada em julho deste ano, e o segundo motivo é devido a cheia do Pantanal. “No ano passado o Pantanal já estava em um período de seca, nesta mesma época. Este ano ainda há água e onde existe a água não existe o fogo”, comemora Alexandre.

O Ibama conta com brigadas que trabalham no combate e prevenção dos incêndios. No Estado há 90 pessoas distribuídas em regiões que colaboram realizando visitas e orientando proprietários rurais, índios e assentados, para que evitem a utilização do fogo.

Conforme explicou Alexandre, o número de pessoas que ajudam na prevenção ainda é pequeno, e para que houvesse melhor monitoramento das áreas seriam necessárias mais pessoas realizando esse trabalho.

Já a PMA (Polícia Militar Ambiental) também é responsável pelo trabalho de prevenção. Assim como a PrevFogo, os policiais militares tem contato direto, principalmente com proprietários rurais, alertando sobre o problema ambiental e criminal que o fogo traz.

“Até o dia 30 de setembro qualquer foco de incêndio é crime e quem provocou será autuado”. A PMA tem o poder de multar administrativamente o responsável por queimadas. A autuação contribui para a diminuição dos casos.

No interior do Estado, há 18 unidades que englobam um número de municípios, e realizam a fiscalização.  É importante que sejam feitas as denúncias para que a PMA chegue até o caso e tome as devidas providências, alerta o major Queiroz, da PMA.

As denúncias podem ser feitas através dos números  67-3317-2604 (PrevFogo, falar com Alexandre) e também através do número 67-3357-1500 ou pelo email pma_ms@yahoo.com.br que são os contatos da Polícia Militar Ambiental. A PMA repassa a denúncia para a unidade responsável da região.

Tayná Biazus