19 de abril de 2024
Campo Grande 27ºC

“Seja VOCÊ a mudança no trânsito” se dirigir não ingira bebida alcoólica

A- A+

Na manhã desta quinta-feira (24) o BPTran (Batalhão de Polícia Militar de Trânsito) realizou uma panfletagem nas ruas da região central de Campo Grande. A ação faz parte das atividades da Semana Nacional de Trânsito, que teve início no dia 18 de setembro, e tem como tema , “ seja VOCÊ a mudança no trânsito”.

Como forma de conscientização, um policial militar usou roupas e máscaras simbolizando a morte e convidava os condutores para ingerir bebidas alcoólicas e dirigirem juntos. Segundo o tenente coronel Renato Tolentino Alves comandante do 17º BPTran, a ação é de extrema importância para conscientizar os usuários do trânsito da capital.

 

Estatísticas

A frota de veículos existente no Brasil gira em torno de 26 milhões de carros. Por ano morrem cerca de 27.000 brasileiros vítimas de acidentes com veículos, uma marca detestável que nos coloca entre os primeiros no mundo em mortes no trânsito. 

Grande porcentagem dos acidentes de trânsito, com ou sem vítima, ocorridos diariamente, são causados por condutores que insistem em dirigir veículos após ingerirem grandes doses de bebida alcoólica. A ingestão de bebida alcoólica retarda os reflexos. 

As estatísticas revelam que 90% dos acidentes tem fator humano como causa. Apenas 6% dos acidentes ocorrem em conseqüência das condições das vias e 4% em razão de falha mecânica dos veículos envolvidos. 

Um décimo dos acidentes com vítimas foi provocado por motoristas que dirigiam com excesso de álcool no sangue. Dos motoristas e motociclistas mortos em acidente de trânsito, um terço deles possuía nível de álcool acima do estabelecido por lei. 

Esses dados foram levantados pelo Dr. Jorge Lordello, especialista em segurança pública e privada, pesquisador criminal, escritor internacional, palestrante e conferencista.
<!--[if !supportLineBreakNewLine]-->
<!--[endif]-->