18 de abril de 2024
Campo Grande 22ºC

Polícia

TJ finaliza capacitação de nova turma de mediadores e conciliadores judiciais

A- A+

Termina nesta sexta-feira (9) mais uma edição do curso de formação de mediadores e conciliadores judiciais, oferecido pelo Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec), com apoio da Escola Judicial de MS (Ejud). A capacitação durou toda a semana.
 
Participam desta edição de qualificação, via plataforma Microsoft Teams, 16 pessoas das comarcas de Campo Grande, Naviraí, Corumbá, Cassilândia, Maracaju, Três Lagoas, Ponta Porã e de Rondônia. São instrutoras do curso as servidoras Andreia de Lima Duca Bobadilha e Ednéia Souza Amaral.
 
Importante lembrar que a plataforma Microsoft Teams permite a transmissão em tempo real aos alunos que interagem com os demais colegas e instrutoras.
 
Saiba mais O curso de formação de mediadores e conciliadores judiciais tem módulo teórico e 60 horas de estágio supervisionado, que pode ser cumprido por meio de participação em sessões de mediação e conciliação, por videoconferência, permitindo ao aluno que não reside na Capital ou em comarca que não tenha um Cejusc instalado, a oportunidade de concluir sua formação.
 
Após a conclusão dos dois módulos, o aluno atuará como mediador em caso prático, sob supervisão dos instrutores do curso que o acompanharam durante a realização da sessão de mediação, que dura em média uma hora e meia.
 
Durante a supervisão, os instrutores confirmarão se o aluno está apto para atuar como mediador ou se precisa de mais horas de estágio, preparando-se melhor para mediar as demandas da justiça.
 
Ressalte-se que o curso ministrado pelo Nupemec é reconhecido pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados Ministro Sálvio de Figueiredo Teixeira (Enfam). A ação tem apoio do Des. Vladimir Abreu da Silva, coordenador da Conciliação do Nupemec, e do Des. Ruy Celso Barbosa Florence, coordenador de Mediação do Nupemec.

Fonte: TJ MS