17 de abril de 2024
Campo Grande 21ºC

AÇÃO AMBIENTAL

'4º Drive Thru da Reciclagem'; evento para família leva informação para mudar hábito

Decarte consciente nos Altos da Afonso Pena, ação foca em alertar população para o consumo responsável

A- A+

"É uma ação justamente para informar e a gente mostrar que juntos somos fortes, e o planeta precisa muito da gente", explica Ana Cristina Franzoloso, idealizadora do Drive Thru da Reciclagem - realizado em parceria com o Fundo de Apoio à Comunidade (FAC) -, que começa sua 4ª edição nesta 4ª feira (28.out.2021) e segue com ações até o sábado (30.out.2021). 

Nos Altos da Afonso Pena, ao lado do Aquário do Pantanal, acontece o 4º Drive Thru da Reciclagem, que traz um verdadeiro formato de evento para o processo de descarte consciente, com informação, cultura e até espaço kids. 

Embaixadora em Mato Grosso do Sul pelo Instituto Lixo Zero, associação de nível nacional que foca a conscientização ambiental, ações e projetos, Ana comenta que foi convidada e trouxe a iniciativa para Campo Grande "e agora tem um monte de embaixadores do Lixo Zero"

Ela aponta que o Lixo Zero Brasil, realiza uma ação (Semana do Lixo Zero) por todo o território brasileiro no final de outubro. "Acontecem, simultâneamente, ações relacionadas à minimização do impacto, ações e projetos e enfim. Criei o Drive, e junto convidei a primeira-dama, Tatiana Trad, que abraçou a causa e a gente já está indo para o 4º [drive thru]".  

Ana Cristina ressalta ainda que o 4º Drive Thru da Reciclagem conta com sete ambientes. "Tem a parte dos descartes. Todo o tipo que puder levar: papel; plástico; vidro; lâmpada; óleo usado; tecido; sucata; eletrônico; remédio vencido, você leva que lá a gente tem os empresários que já pegam", explica ela dizendo que na 6ª (29.out.2021) e sábado (30.out) haverá entrega de mudas frutíferas. 

Haverá também o ambiente do empreendedorismo, com produtos, serviços, ações, oficinas e mais. "Vou ter um desfile de moda sustentável, um sarau para envolver a cultura em todo o processo de transformação, espaço kids, alimentação. É uma feira que você vai, faz seu descarte e depois desce e aproveita de muito produto, serviço e entretenimento. 

BUSCA POR MUDANÇA

Em sua visão, Ana ressalta que para alcançar o objetivo buscado pelo Lixo Zero Brasil, assim como demais forças e causas ambientais, as pessoas precisam de informação. 

"Nosso grande desafio é mudar comportamento. Porque o ser humano já acostumou no consumo e aqui ninguém quer deixar de consumir, mas sim consumir de uma forma responsável", argumenta ela.

Para Ana, o problema não está ligado com classe social, mas com o ser humano consumir de forma responsável. "E isso é uma questão de educação e de novo hábito". E para acontecer isso tem que ter informação". 

O Drive Thru da Reciclagem é realizado pela Du Bem Cursos Produtos e Serviços Sustentáveis e Fac (Fundo de Apoio à Comunidade), com apoio oficial da Berpram, Aço & Aço e Limh; Apoio institucional da Prefeitura Municipal de Campo Grande, Semadur, Sectur, Instituto Lixo Zero Brasil, Embaixadoras da Água, Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, BPW-CG Comissão Meio Ambiente, UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), UCDB (Universidade Católica Dom Bosco), Uniderp, e parceiros : equipe Semana Lixo Zero CG, Recic.LE, Lumini, EcoSupply, Organoeste, Publicidade e Propaganda UCDB, Projeto Click Verde, Rede Amigas e Negócios, Rádio Jara, Rádio Daran.

Segundo balanço divulgado pela assessoria, durante o 3°Drive Thru da Reciclagem, em julho, foram mais de 4,6  toneladas de resíduos coletados. Diante do volume de resíduo coletado, a ação conseguiu alcançar a marca de 27 milhões de litros d’água preservados. 

Ainda, desde a primeira ação, no total, já foram 12,6 toneladas de resíduos coletados e preservados 33,7 milhões de litros d’água através da coleta de óleo usado e remédios vencidos, uma vez que o descarte correto dos materiais minimiza o impacto ambiental.