18 de abril de 2024
Campo Grande 17ºC

LITERATURA

ASL disponibiliza revistas digitais gratuitamente em seu site oficial

Academia Sul-Mato-Grossense de Letras traz 26 edições com obras de autores regionais, além de publicações de ícones, como o fundador da associação

A- A+

Revistas da Academia Sul-Mato-Grossense de Letras, 26 ao todo, são uma boa forma de conhecer a literatura regional e seus autores imortais da ASL. Com mais de quatro mil e trezentas páginas, elas estão disponíveis gratuitamente na internet para consulta e leitura, através do site "acletrasms.org.br", no menu Matérias > Revistas.

Rubenio Marcelo, acadêmico e atual membro da Comissão de Cultura da ASL, é escritor e poeta, responsável por coordenar 14 das 26 obras. Ele continua o ofício de Hildebrande Campestrini, professor, escritor, historiador, que chegou a presidir o Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso do Sul e faleceu em 07 de novembro de 2016. 

“A variedade e ecletismo dos textos dos autores,  saudosos ou atuais membros da Academia Sul-Mato-Grossense de Letras, permitem aos leitores desfrutar da qualidade da literatura que se produz na ASL e no Mato Grosso do Sul”, diz Rubenio, que reafirma o papel da Academia de motivar e incentivar as pessoas a lerem e conhecerem os autores de nosso Estado. 

Além de cumprir a missão de difundir a arte literária regional, o presidente da ASL, escritor, acadêmico e publicitário, Henrique Alberto de Medeiros Filho, aponta que: “a disponibilização dessas revistas na internet pretende democratizar ainda mais o acesso ao nosso acervo, principalmente a professores e redes de ensino”.

No acervo é possível encontrar, além das 26 edições da revista, obras insubstituíveis da literatura regional, como o livro do fundador da ASL, Ulisses Serra “Camalotes e Guavirais” (lançado em 1971), que morreu um ano após a fundação da Academia, assim como a publicação do antigo coodenador das revistas, Hildebrando Campestrini.