24 de abril de 2024
Campo Grande 21ºC

Bolivianos teão "Domingo Cultural" na Praça da Bolívia

A- A+

Em 2005 foi inaugurada a Praça Bolívia, espaço cedido pela Prefeitura de Campo Grande, resultado da iniciativa da colônia boliviana e do grupo musical Masis-Brasil.

Desde então, com apoio da Prefeitura de Campo Grande e Fundação Municipal de Cultura, esse espaço congrega diferentes representações folclóricas e artísticas, tornando-se um importante vértice cultural da cidade.

Nesse contexto surgiu o Grupo de dança folclórico boliviano T’ikay, cujo nome significa ‘o florescer da linguagem artística’ expressando assim a cultura boliviana em sua riqueza e diversidade.

Desde 2009 o grupo T’ikay coordena as atividades que se desenvolvem na Praça Bolívia todo segundo domingo de cada mês.

A comunidade boliviana em Campo Grande tem, nesse lugar, a possibilidade de revisitar suas expressões culturais manifestadas na gastronomia, música, dança e teatro. Como aprovação a essa proposta, a comunidade campo-grandense prestigia as atividades que se desenvolvem na Praça Bolívia, já inseridas no calendário cultural da cidade.

No próximo domingo, em homenagem ao dia Dia Nacional da Consciência Negra, o Grupo T'ikay fará a abertura com apresentação da dança denominada  ‘Saya Afroboliviana’, a maior influência africana sobre a cultura boliviana.

Programação:

Apresentação do Grupo IlÊ Camaleao, com mestre Liminha, Antonio Lima,  com uma grande roda de capoeira.

Grupo de danças da Colônia Paraguaia.

Associação Cultural Aplausos, Grupo Arte Educação.

Teatro com Circo do Mato.

Música com Alexandre Kenji.

Oficina de Origami com a Prof. Morena, utilizando  materiais recicláveis como: óleos de cozinha, poluentes, lixo eletrônico e materiais diversos.

Serviço:

O projeto acontece sempre no segundo domingo de cada mês, com o apoio da Fundação Municipal de Campo Grande.

Data: 9 de novembro

Horário: 9h as 14h.

Endereço: Rua das Garças com Barão da Torre, Bairro Coophafé.