20 de abril de 2024
Campo Grande 21ºC

Variedades

Brasília completa 61 anos e é considerada destino tendência em 2021

A- A+
source
A capital federal foi projetada por um dos arquitetos mais renomados do mundo, Oscar Niemeyer
Reprodução
A capital federal foi projetada por um dos arquitetos mais renomados do mundo, Oscar Niemeyer

Brasília completa 61 anos de sua fundação nesta quarta-feira, 21. Conhecida por seus grandiosos projetos de arquitetura e por abrigar o principal centro político do país, a cidade é apontada como destino tendência pelo Ministério do Turismo neste ano. Em 2020, foi o 4º destino mais buscado pelos brasileiros no Google, atrás apenas de Londres (Reino Unido), Rio de Janeiro e de São Paulo. O Ministério do Turismo publicou uma lista de 21 destinos tendência para o ano de 2021, na qual destaca a cidade de Brasília. A motivação para a entrada dos lugares na publicação foi a valorização do turismo doméstico e de outras tendências fortes na pandemia da Covid-19, como o turismo de experiência , turismo ruralturismo criativo também destacados pela pasta. O levantamento foi realizado tomando como base os principais sites de pesquisa do setor, além de publicações e dos destinos que se alinham à demanda do novo turista.

A sede do Governo Federal e dos três poderes da República (Legislativo, Judiciário e Executivo) abriga 127 embaixadas e é também a capital do Brasil. A cidade foi construída em um projeto ambicioso do presidente Juscelino Kubitschek em 1960. O plano piloto foi elaborado pelos arquitetos Lúcio Costa e Oscar Niemeyer e pelo engenheiro estrutural Joaquim Cardozo. O projeto da cidade a divide em blocos numerados e setores para atividades: setor hoteleiro, bancário, de embaixadas, por exemplo. Vista de cima, costuma lembrar um avião, apesar do projeto inicial visar uma cruz. Atualmente, Brasília é a terceira cidade mais populosa do país e a quinta maior concentração urbana, sendo dona do maior produto interno bruto (PIB) per capita entre todas as capitais e o quarto maior da América Latina. Apesar de estar localizada no estado de Goiás, cuja capital é Goiânia, Brasília é uma divisão administrativa distinta de um município legal, como outras cidades brasileiras, semelhante ao que acontece com Washington, D.C., nos Estados Unidos, e com Camberra, na Austrália. Apontada como patrimônio mundial pela Unesco, por causa de seu conjunto arquitetônico e urbanístico, Brasília possui a maior área tombada do mundo, com 112,5 km², e é a maior cidade do mundo construída no século 20. Confira o que conhecer e fazer no destino:

Praça dos Três Poderes

Praça dos três poderes
Reprodução
Praça dos três poderes

Nela ficam os prédios do Poder Legislativo (Congresso Nacional), Poder Executivo (Palácio do Planalto) e Poder Judiciário (Supremo Tribunal Federal). Também é possível conhecer o Itamaraty e o Palácio da Justiça. Antes de ir, é bom verificar a possibilidade de visitas, que são gratuitas. Há dias em que há visitas guiadas, em outros só visitas espontâneas e em outros, ainda, não há permissão para visitantes.

Biblioteca Nacional

Biblioteca Nacional de Brasília
Reprodução
Biblioteca Nacional de Brasília

A BNB conta com biblioteca digital, salas de estudo e um espaço para eventos que comporta até 95 pessoas. O prédio é adornado com um painel do artista plástico Julio Pomar e funciona de segunda a sexta-feira das 8h às 19h45 e, nos finais de semana, das 12h30 às 18h30.

Feirinha da Torre

Feirinha da Torre
Reprodução
Feirinha da Torre

Para quem gosta de fazer umas comprinhas e levar lembranças da viagem, a feirinha da Torre é o lugar ideal. Há de tudo: artesanato, roupas, pedrarias, sapatos, comidas típicas do Centro-Oeste. A feira ocorre sempre nos sábados, domingos e feriados das 9h às 18h.

Você viu?

Catedral Metropolitana de Brasília

Catedral Metropolitana de Brasília
Reprodução
Catedral Metropolitana de Brasília

Com 16 arcos de concretos e vitrais que mudam de cor de acordo com o horário e a posição do sol, a catedral possui três esculturas de anjos de bronze penduradas no teto e painéis que representam a via sacra pintados por Di Cavalcanti. Toda a estrutura impressiona quem vê de fora e também por dentro. A Catedral é um dos pontos mais visitados da cidade e recebe visita todos os dias das 8h às 19h30.

Praça dos Cristais

Praça dos Cristais
Repordução
Praça dos Cristais

Projetada por Burle Max e localizada no Setor Militar Urbano, a praça tem formas que chamam a atenção de quem visita. A criação foi inspirada em cristais que Max viu em sua viagem para Cristalina (GO). A praça possui tipos de plantas que não são nativas do Cerrado, como um buriti de aproximadamente 12 metros de altura.

Jardim Botânico de Brasília

Jardim Botânico de Brasília
Reprodução
Jardim Botânico de Brasília

Formado por maior parte de vegetação do Cerrado, o jardim também é chamado de Jardim do Cerrado. É possível aproveitar o lugar em trilhas abertas à visitação ou em visitas aos Jardins Temáticos. São quatro tipos: o Jardim Evolutivo, Jardim de Cheiros, Jardim Japonês e Jardim de Contemplação. Cada um com suas particularidades, eles encantam os visitantes.

Museu Nacional

Museu Nacional
Reprodução
Museu Nacional

Com suas formas arredondadas por fora e por dentro com linhas tortas que traçam um cenário incomum, o Museu Nacional costuma abrigar exposições de diversos artistas plásticos. Aberto ao público sem necessidade de agendamento, é possível chegar a qualquer hora, mas também disponibiliza a possibilidade de visita guiada, que é precisa ser agendada por telefone.

Fonte: IG Turismo