Muitas crianças ainda nem sabem brincar de “Coelhinho sai da toca, Lenço atrás e Amarelinha” e o que os pais deveriam saber, é que brincadeiras como estas são fundamental para o desenvolvimento da criança.
Uma pesquisa realizada pelas educadoras da OMEP/BR/MS (Organização Mundial para Educação Pré-Escolar), Aline Martins da Silva e Nilaine Nunes de Menezes cuja finalidade é permitir à criança ter a vivência mais ampla possível com relação ao tema tratado e a metodologia adotada na prática pedagógica afirma a importância desta prática na educação infantil.
“Podemos sugerir a brincadeira como proposta pedagógica para educação de crianças de 0 a 4 anos, os princípios da ludicidade e da diversidade de manifestações artísticas e culturais, o que fundamenta e legitima as contribuições das brincadeiras e jogos no contexto pedagógico vivenciado pelas crianças em instituições de educação infantil como alternativa de desenvolvimento da criança, contemplando as interseções nas contribuições nesta fase”, ressalta Aline Martins da Silva.
O profissional da educação precisa refletir seus métodos e buscar priorizar as necessidades e a particularidade de cada criança, que elas possam ser estimuladas com as interações entre adulto/criança e criança/criança, proporcionando a ela meios que permitam descobrir novas experiências. “O estímulo, além de contribuir com a construção da rede neural, capacita a criança a usar o que ela aprendeu”, completa Nilaine Nunes.
Dany Nascimento