20 de abril de 2024
Campo Grande 21ºC

Lazer

Calçadão Cultural acontece neste fim de semana na Capital

A- A+

O projeto Calçadão Cultural será palco do show  do Grupo Litani - Grupo Árabe Brasileiro de dança folclórica e dança do ventre. O evento acontece neste sábado (3), à partir das 9h30min no calçadão da rua Barão do Rio Branco, esquina com a rua 14 de julho. Realizado pela Prefeitura de Campo Grande, por meio da Fundação Municipal de Cultura (Fundac), o projeto, a cada edição, vem atraindo um público maior.

O Calçadão Cultural conta com o apoio do comércio em seu entorno, que entende a importância da cultura para toda a sociedade, como Bar do Zé, Le Moulin e City Lar. E ainda Ronilço Guerreiro que participa com seus projetos Livros Carentes e Gibicicleta. São parceiros na realização deste evento outras secretarias da Prefeitura como Segov, Agereg, Guarda Municipal, SAS, Agetran e Seintrha.

Durante a apresentação,  o Grupo Litani (Grupo Árabe Brasileiro de dança folclórica e dança do ventre). mostrará ao público coreografias de dança do ventre e de dabke. Dabke é uma dança folclórica de muitos países árabes. Apesar de ser originalmente masculina, hoje em dia pode ser vista sendo dançada por toda a família, literalmente o termo quer dizer "bater o pé no chão".

Sobre o Grupo

Idealizado e criado em 2006 pela dançarina Paula Gobbo Chaves, é pioneiro em Mato Grosso do Sul na divulgação da dança e cultura árabe. Segundo os coordenadores do Grupo, a cultura árabe está enraizada na cultura sul-mato-grossense com a imigração desse povo que chegou para fazer história, adotando essa terra como sua. (Com assessoria)