18 de abril de 2024
Campo Grande 15ºC

Feira

Com produtos típicos do sul, Fenasul começa nesta sexta-feira na Capital

A- A+

A maior feira de produtos típicos do sul do País, Fenasul, começa nesta sexta-feira (15), a partir das 16h, no ginásio do Círculo Militar em Campo Grande, com uma edição especial que vai comemorar a diversidade de vinhos, sucos e produtos derivados de uva em exposição. A abertura do evento contará com a apresentação do grupo de danças folclóricas italianas Nostra Itália, que mostrará a famosa pisa das uvas, processo mais antigo usado para se elaborar vinhos até o advento das primeiras esmagadoras.

Esta é a segunda vez que a feira vem a Capital neste ano, graças ao sucesso e a aceitação da população. Além das variedades de vinhos, espumantes e sucos, cerca de 70 expositores estarão reunidos entre representantes de malharias, moda couro, móveis e artigos de decoração, utensílios domésticos, gastronomia e entretenimento, como o grupo porto-alegrense de Tradições Gaúchas TchêSul, que se apresentará todos os dias, e a Escola de Chimarrão. 

A feira vai funcionar de a segunda a sexta-feira, das 16h às 23h e aos sábados e domingos, das 12h às 23h. Os ingressos poderão ser adquiridos na bilheteria da feira e vão custar R$ 6,00. Menores de 10 anos e maiores de 60 terão entrada gratuita.

Nostra Itália - O grupo de danças folclóricas italianas foi fundado em 1998 e tem como objetivo manter as tradições dos antepassados italianos, por meio da dança e do estudo dos hábitos e costumes, a fim de realizar um trabalho de resgate e homenagem à cultura que representa.

Composto por jovens descendentes de italianos, o Grupo é uma atividade sem fins lucrativos, que apresenta danças tradicionais folclóricas italianas de vários ritmos como polkas, tarantellas, pizzicas, minuetos, saltarellas e valsas com o intuito de abranger a cultura italiana presente de norte a sul da península.

Em suas apresentações o grupo caracteriza-se com 5 tipos de trajes diferentes, adornando-se com diversos acessórios que caracterizam o povo italiano em diversas fases de sua história e costume. Os trajes tradicionais, o “vermelho” e o “verde” são confeccionados com as cores da bandeira italiana, o traje rústico caracteriza os imigrantes italianos que aqui aportaram entre os séculos XIX e XX, o traje azul representando com influência do Norte da Itália, além de representar também a cor do Mar mediterrâneo e também uma das cores da Casa Monarca (Savoia) que reinou na Itália até meados do século XX.

Serviço 

Local: Ginásio do Círculo Militar - Av. Afonso Pena, 107 – Bairro Amambai, Campo Grande

Hora: segunda a sexta-feira, das 16h às 23h / sábados e domingos, das 12h às 23h

Informações: www.fenasul.com.br