19 de junho de 2021
Campo Grande 27º 14º

Como bebês, cães usam olhar para conquistar humanos, diz pesquisa

A- A+

Uma pesquisa da Universidade de Azzabu, no Japão, aponta que a ligação entre o cão e seu dono se dá devido à liberação da oxitocina, um hormônio liberado pelo cérebro dos mamíferos em situações como parto e amamentação, quando existe a troca de olhares. O mecanismo é o mesmo que fortalece o relacionamento entre as mães e os bebês.

 

De acordo com o estudo, a troca de olhares entre mães e filhos libera uma grande quantidade de oxitocina, que leva os recém-nascidos a se apegar, enquanto as mães sentem que devem ter um cuidado maior. Os dados mostram que uma das peculiaridades dos cães é sempre buscar o contato visual com os donos para conquista, diferentemente de outras espécies como, por exemplo, o lobo, que usa o olhar para amedrontar ou afugentar.

No levantamento, a universidade testou a quantidade de oxitocina na urina de cães e humanos após 30 minutos de contato visual. Na sequência, verificou-se o comportamento dos seres humanos quando a substância era levada diretamente ao nariz. A pesquisa mostra que os cães usam o olhar como forma de interação social e que isso, provavelmente, foi desenvolvido por meio da domesticação dos cães mais dóceis.