23 de abril de 2024
Campo Grande 28ºC

Coral de Servidores Públicos de MS lança CD e DVD “Raízes Sertanejas”

A- A+

O Coral dos Servidores Públicos de Mato Grosso do Sul realizou hoje, no auditório da Governadoria, o lançamento do CD e DVD “Raízes Sertanejas”.  O evento contou com a participação da secretária de Estado de Administração, Thie Iguchi, que na ocasião representou o governador André Puccinelli (PMDB).

Criado há 13 anos, o coral surgiu com o objetivo de proporcionar mais integração entre os funcionários públicos do Poder Executivo. “Além de proporcionar essa aproximação, o coral ainda permite a difusão cultural de Mato Grosso do Sul, pois leva a nossa música por onde passa. Na realidade, o grupo possui um trabalho consistente que engloba  o processo administrativo e difunde as riquezas de nossa cultura por meio do canto”, afirma a secretária de Administração, Thie Iguchi.

A novidade desse lançamento está no trabalho audiovisual. “Em termos de vídeo essa é uma experiência inédita para nós. Esse é o nosso primeiro DVD”, explica a coordenadora do Coral, Maria Madalena Xavier. Mas quando se trata em gravações de disco, o grupo já possui uma experiência considerável. “Com o CD “Raízes Sertanejas” já estamos em nosso terceiro álbum. Com o apoio do atual governo gravamos outros dois CDs, “Em Nome do Senhor” e “Tributo a Mato Grosso do Sul”, lembra Maria Madalena.

Para a coralista e servidora pública da Funtrab, Maria Helena da Silva, a experiência adquirida nas gravações dos últimos trabalhos contribuíram e muito com a qualidade tanto do CD, como do DVD. “A questão da técnica, som e equalização das vozes melhorou muito se comparado com o primeiro trabalho. Muito disso em razão da vivência que tivemos dentro e fora dos estúdios”, garante.

Além do fator tempo, a qualidade do álbum contou também com outro colaborador: o apoio técnico da TV Brasil Pantanal, Fertel. “Colocamos o nosso espaço à disposição do coral, com equipe de técnicos, estúdio e local para os ensaios. Acreditamos em mais esse trabalho do grupo, em especial o primeiro DVD”, diz a diretora-presidente da Fertel, Mariângela Yule. Para ela, o grande diferencial nesse lançamento está na imortalização do trabalho pelas filmagens. “O registro em um DVD fica. Algumas pessoas estão saindo, o coral está sempre se renovando, mas fica essa mensagem ao Estado, essa homenagem aos servidores e fica esse registro da nossa música, da cultura de Mato Grosso do Sul".

A realização do projeto ainda promove outros benefícios sociais, conforme destaca o coralista e servidor da SAD (Secretaria de Administração), Lourenço Benitez. “A pessoa que participa de um trabalho como esse se sente realizada, feliz e isso repercute também no seu ambiente de trabalho. Por ano são mais de 60 apresentações feitas e as gravações só vêm para somar com tudo o que já fazemos”, destaca o servidor.

Ao final, o grupo cantou algumas das músicas do novo álbum. Entre as gravações estão grandes sucessos da música regional e nacional. As pessoas que prestigiaram ainda puderam levar para casa exemplares do CD e DVD para conferir na íntegra o resultado das gravações realizadas entre setembro e outubro deste ano. E por conta do Natal, o Coral de Servidores de MS realiza neste mês de dezembro diversas apresentações de fim de ano, a tradicional "Cantata Natalina". Na noite de hoje, por exemplo, o grupo participa de um evento no Clube Estoril de Campo Grande.

Karla Machado com Notícias MS