25 de abril de 2024
Campo Grande 22ºC

EDUCAÇÃO | ENEM 2021

Duas semanas antes do ENEM, professora 'previu' o tema da redação em sala de aula

A professora trabalhou o tema da redação com seus alunos após assistir a um documentário.

A- A+

A professora Núbia Rocha, que  dá aulas de Língua Portuguesa e redação na Escola de Ensino Médio Nazaré Severino, em Santana do Acaraú, no Ceará, acertou o tema da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM/ 2021) ao trabalhar o tema com seus alunos do 3º ano duas semanas antes do primeiro dia do exame.

A educadora, que há 32 anos atua na cidade cearense de pouco mais de 30 mil habitantes, disse que é pela leitura de mundo que elabora os diversos assuntos abordados nas redações de treinamento de seus alunos. "É na rua, na convivência diária com outras pessoas, acompanhando tudo o que acontece ao meu redor, principalmente notícias, que eu consigo captar os temas", conta. Núbia conta também que 'previu' o tema da redação desse ano, após assistir ao documentário 'Invisíveis da Silva' que pode ser encontrado em um dos canais dos Pacotes Sky.

"Aquilo me tocou demais, eu senti na pele o drama de milhões de brasileiros...Por não terem um nome, essas pessoas não têm cidadania e ficam à mercê do destino, perdendo direitos básicos para vivência na sociedade", disse.

A seus alunos, Núbia pediu que elaborassem uma redação dentro dos padrões de desenvolvimento de texto do ENEM, com o tema: "Os impactos da invisibilidade das pessoas sem documentos no Brasil". Ao longo de duas semanas, ela e os alunos discutiram o assunto em sala de aula, desenvolveram as redações que foram corrigidas e devolvidas aos alunos que tiveram também uma revisão da atividade antes do primeiro dia do ENEM.

Orgulhosa, a professora mostra uma das redações que atingiu a nota mil nos simulados proposto a seus alunos. De acordo com a educadora, 100% de seus alunos participaram da edição do ENEM 2021. "Me sinto muito feliz e realizada com meu trabalho", conclui.

Uma das redações 'nota mil' no simulado que a professora Núbia fez com seus alunos

A redação do ENEM 2021 teve o tema: "Invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil". Este ano, a prova teve 3.109.762 inscritos, o menor número desde 2005.