28 de março de 2024
Campo Grande 25ºC

Em tamanho real, peças incorporadas ao Centro Referencial do Artesanato apresentam soma de culturas

A- A+

A Fundação de Cultura do governo do Estado incorporou ao acervo permanente do Centro Referencial do Artesanato Sul-Mato-Grossense, no Memorial da Cultura, a obra “Influência do Paraguai e Bolívia em Mato Grosso do Sul”, da artesã Araci Marques Vendramini.

A obra é formada por três casais (paraguaio, boliviano e sul-mato-grossense), sendo que cada qual possui adornos característicos de sua identidade cultural. Todos foram produzidos em tamanho real (1,65m) com argila coletada no município de Rio Verde, moldada e cozida a mil graus Celsius.

Os trabalhos foram executados com recursos repassados pelo Fundo de Investimentos Culturais da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul. A produção das seis peças que formam a obra durou quase um ano.

A proposta de Araci Marques Vendramini é resgatar a influência das culturas paraguaia e boliviana na história e na identidade sul-mato-grossense. “Escutamos guarânia no rádio, conhecemos colegas que falam guarani, compramos chipa na padaria, preparamos saltenha e sarravulho nas festas e confraternizações. Os casais mostram como somos integrados culturalmente”, explica a artista.

O Centro Referencial do Artesanato Sul-Mato-Grossense Fica aberto de segunda a sexta, das 7h30 às 17h30, e a entrada é franca.

Dany Nascimento