24 de abril de 2024
Campo Grande 29ºC

Estudantes de MS conquistam prêmios em mostra brasileira de ciência

A- A+

Durante a semana passada em Nova Friburgo (RS) ocorreu a Mostratec (Mostra Brasileira de Ciência e Tecnologia e da Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia). Mato Grosso do Sul marcou presença no evento, onde o IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul) conquistou o segundo lugar na categoria Ciências da Computação com o projeto The Evolucion, software que auxilia na compreensão das teorias da evolução e coloca o computador como um facilitador no ensino da biologia, elaborado pelos estudantes Denison Barbosa e Giulia Milan, do Campus Campo Grande.

Além do segundo lugar, o trabalho também conquistou o direito de publicar um artigo sobre a pesquisa na revista Inciência e recebeu o credenciamento para do XXI Ciência Jovem, em Pernambuco. 

De Nova Andradina, as estudantes Bruna Rodrigues e Mariana Chermont apresentaram o AutoGuardian, projeto cria uma espécie de caixa preta para os automóveis, facilitando a realização de perícias em casos de acidente. Outro projeto do município é o Learning With, da estudante Carolyne Crivelli, que desenvolve um sistema de Jogos Educativos na internet para facilitar a aprendizagem de inglês e matemática em sala de aula. Outros quatro trabalhos de diferentes Campus da IFMS também participaram da Mostratec.

“A mostra tem uma tradição que remonta à década de 70. Uma estrutura muito grande e bem organizada com projetos de várias partes do mundo. É muito importante para todos nós estarmos aqui e recebermos esse reconhecimento”, afirmou o professor Rodrigo Duran, coordenador da delegação.