29 de março de 2024
Campo Grande 25ºC

Feira Brasil Original

Fundação de Cultura lança editais para feiras nacionais de artesanato

A- A+

Artesãos e entidades representativas sul-mato-grossenses poderão se inscrever até 12 de setembro nos editais da Feira Brasil Original do Artesanato e da XXVII Feira Nacional do Artesanato. Os processos seletivos foram publicados pela Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul no Diário Oficial e garantem vagas para os dois grandes eventos nacionais.

No edital da Feira Brasil Original do Artesanato, que acontecerá entre 20 e 23 de outubro, em São Paulo, os doze artesãos que passarem pelo processo seletivo apresentarão seus trabalhos em um espaço coletivo de 100 m² totalmente destinado para a arte de Mato Grosso do Sul.

Já o processo de seleção para divulgação e comercialização na XVII Feira Nacional do Artesanato, que acontecerá de 6 a 11 de dezembro, em Belo Horizonte, prevê a ocupação de um espaço coletivo de 35² para seis artistas do Estado.

As hospedagens e o translado para Feira Brasil Original do Artesanato serão oferecidos pelo Sebrae/MS. Os selecionados, porém, deverão arcar com despesas de passagens e alimentação. Já quem participar da XVII Feira Nacional do Artesanato deverá arcar com passagens, traslados, hospedagem e alimentação. O transporte das peças, no entanto, será realizado de forma integral pela Fundação de Cultura em ambas as feiras.

As inscrições devem ser feitas até o dia 12 de setembro (segunda-feira) das seguintes formas: Presencialmente, no protocolo da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, de segunda a sexta, das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30 ou pelos Correios, via SEDEX, com aviso de recebimento (A.R.), impreterivelmente até a data de encerramento, com todos os documentos obrigatórios solicitados em edital.

No processo de seleção, que será realizado por uma Comissão Especial nomeada pelo Secretário de Cultura, Turismo, Empreendedorismo e Inovação, serão avaliados os dados constantes no formulário de inscrição e os documentos solicitados, bem como as fotos dos produtos artesanais.

As avaliações levarão em conta critérios como referência à cultura popular, criatividade, originalidade, linguagem, tradição, consciência ambiental e apresentação final.

As notas e a classificação provisória serão divulgadas no dia 20 de setembro (terça-feira) no Diário Oficial de Mato Grosso do Sul. Os participantes poderão apresentar recurso no prazo de cinco dias úteis. A lista definitiva será divulgada em 4 de outubro, na Imprensa Oficial e no site da Fundação de Cultura: www.fundacaodecultura.ms.gov.br.

Serviço- Mais informações sobre os editais podem ser obtidas na Gerência de Desenvolvimento de Atividades Artesanais, que fica no Memorial da Cultura, na Avenida Fernando Correa da Costa, 559, 5º andar, no Centro, ou pelos telefones 3316-9107 ou 3316-9152.