23 de abril de 2024
Campo Grande 29ºC

CURIOSO

Hualai: o rio de 17 quilômetros de comprimento e apenas 15 centímetros de largura

Em sua parte mais estreita, o Hualai chega a medir apenas 4 centímetros de largura e há quem diga que é estreito demais para ser considerado um rio.

A- A+

Pode até parecer lenda, obra de ficção ou de documentários misteriosos que se encontra nos canais da SKY TV, mas o rio mais estreito do mundo existe, tem 17 quilômetros de comprimento e apenas 15 centímetros de largura e está localizado na China.

Com 50 centímetros de profundidade, o rio é apelidado de "Rio da ponte do livro". De acordo com uma lenda local, um menino tropeçou ao cruzar o rio e deixou cair seu livro aberto sobre uma das partes mais estreitas do Hualai, se transformando em uma ponte para as formigas e insetos que tentavam chegar ao outro lado.

Em sua parte mais estreita, o rio Hualai chega a medir pouco mais de 4 centímetros de largura e há quem diga que é estreito demais para ser considerado um rio, mas ele se encaixa em todas as características: é um curso natural de água fluindo continuamente, tem uma bacia claramente definida, entre outros aspectos.

Alguns especialistas afirmam que o rio Hualai flui há pelo menos 10 mil anos e, aparentemente, tem origem em uma fonte subterrânea que deságua no lago Dalai Nur, em uma reserva natural chamada Hexigten Grasslands.